Estados Unidos (EUA)

Mercado luta para precificar quantidade ‘certa’ de aperto máximo do Fed, avalia BofA

22 set 2022, 9:55 - atualizado em 22 set 2022, 9:55
Jerome Powell
Fed sinaliza que os juros nos EUA devem encerrar 2022 em 4,4%. (Imagem: Federal Reserve/ Flickr)

O Federal Reserve adotou uma postura ainda mais restritiva após elevar a taxa de juros americana em 0,75 ponto percentual pela terceira vez consecutiva. Com isso, a taxa atual está no patamar entre 3,00% e 3,25%.

No gráfico de pontos, divulgado junto com a decisão, o banco central deixa claro que o ciclo de aperto está longe de terminar e mais: os juros nos Estados Unidos devem encerrar 2022 em 4,4%. Em junho, o Fed previa uma taxa terminal de 3,4% ao final deste ano.

Ou seja, a previsão sugere um aumento adicional de 1,25 pp até o fim do ano, sendo que o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc) tem apenas mais dois encontros em 2022, em novembro e em dezembro.

Segundo Ralph Axel, estrategista do Bank of America (BofA), o mercado agora luta para precificar a quantidade “certa” de aperto máximo do Fed, sendo que dois fatores estão levando tanto o banco central quanto os economistas a considerarem picos cada vez mais altos para este ciclo de aperto.

“O primeiro é a falta de um consenso sobre qual taxa de juros é necessária para desacelerar um mercado de trabalho aquecido com inflação alta. O segundo é a urgência do atual ciclo, que está muito além do ciclo agressivo de 1994, no qual o Fed subiu na metade da velocidade de hoje”, afirma em relatório.

Além disso, mesmo que a inflação dê sinais de melhora, o banco central americano também já deixou claro que os preços baixos vão precisar se manter por um longo tempo até que os dirigentes se convençam de que podem cortar as taxas de juros.

Revisão dos números

Com a nova taxa de juros, o Bank of America revisou as suas projeções. Agora, a taxa terminal está no patamar de 4,75% e 5,00%, acima da expectativa entre 4,00% e 4,25% divulgada anteriormente.

Com isso, é esperado mais um reajuste de 0,75 pp em novembro e outro de 0,50 pp em dezembro. Além disso, no começo de 2023, o Fed deve promover mais duas altas de 0,25 pp.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.