CryptoTimes

Metaverso: Quais são os 7 mundos virtuais mais populares do momento, segundo Insider (parte 1)

01 maio 2022, 16:00 - atualizado em 02 maio 2022, 14:40
Metaverso
Confira a primeira parte da lista sobre sete metaversos mais cotados do momento (Imagem: Freepik/rawpixel.com)

O termo “metaverso” surgiu pela primeira vez no livro Snow Crash, de Neal Stephenson, publicado em 1992. A definição atual designa um mundo em realidade virtual 3D, que está sendo cogitada como uma evolução mais física da internet.

Após ficar “adormecida” por uns anos desde sua menção no livro de Stephenson, a palavra retornou com força em 2021, depois que o Facebook anunciou sua mudança de nome para Meta, em uma tentativa de aproximar a empresa ao desenvolvimento de um mundo virtual próprio.

O comunicado da Meta deu início a uma espécie de corrida entre empresas, incluindo Microsoft e Google, para ver quem conquistava o metaverso e o público primeiro.

Outras marcas, como Gucci, JPMorgan e Ursinhos Carinhosos, também correram para lançar linhas de vestuário, ambientes corporativos e jogos no metaverso.

Caso o metaverso siga as projeções feitas por megabancos de Wall Street, ele poderá se tornar um mercado de trilhões de dólares.

Metaverso: Influenciadores querem lucrar
no mundo digital, desde que seja em bitcoin

Uma estimativa do Goldman Sachs prevê o metaverso como um mercado de US$ 8 trilhões. Já a gestora cripto Grayscale acredita que os mundos virtuais poderão gerar uma receita anual de US$ 1 trilhão, a partir de anúncios publicitários e outros componentes.

Com tamanha movimentação e investimentos para fazer parte ou lançar um metaverso, é quase certo dizer que os mundos virtuais vieram para ficar. Mas, será mesmo?

O Business Insider foi atrás para conhecer quais são os sete metaversos mais populares do momento, e quais são os pontos positivos e negativos de cada um deles.

Confira abaixo a primeira parte da lista dos metaversos mais cotados do momento:

Axie Infinity

metaverso
Axie Infinity poderá passar por uma descentralização de seu tesouro, no futuro (Imagem: Axie Infinity/Reprodução)

O game Axie Infinity (AXS) consiste em criaturas, chamadas Axies, que são colocadas em batalhas com outras criaturas em um jogo que funciona à base de turnos, quase como uma mistura de Pokémon e Neopets.

O fator que fez Axie Infinity se destacar é a possibilidade de ganhar dinheiro de verdade ao jogar o game. Durante a pandemia de coronavírus, Axie cresceu de modo surpreendente, especialmente nas Filipinas, onde alguns usuários passaram a usar o jogo como fonte de renda.

Embora o jogo esteja mais perto de uma plataforma do que de um metaverso de fato, os desenvolvedores de Axie Infinity têm planos ainda maiores para o game.

Em março deste ano, o token AXS disparou após um comunicado que indicava planos para dar o controle do tesouro de quase US$ 1 bilhão do projeto para os detentores do token AXS.

Devido ao valor do tesouro, a equipe da Axie explicou que o processo acontecerá como uma “descentralização progressiva”.

CryptoVoxels

Metaverso
Ao invés de games, o metaverso de CryptoVoxels é mais utilizado para eventos sociais (Imagem: Twitter/CryptoVoxels)

Segundo o Business Insider, CryptoVoxels é um dos menores metaversos, pois os criadores desse mundo virtual não investiram tanto em parcerias com grandes marcas — algo que pode mudar em um futuro próximo.

Diferentemente de outros metaversos, CryptoVoxels não é focado em games. Desenvolvido na Ethereum (ETH), o mundo virtual é usado principalmente para eventos sociais, como shows virtuais e desfiles de moda.

O CryptoVoxels tem aparência pixelada e conta com estruturas diferentes, construídas por usuários, que vão desde templos até academias.

O metaverso conta com uma base de usuários mais velhos e que formam uma comunidade para criação e uso de tokens não fungíveis (NFTs) de vestuário para avatares.

Decentraland

Metaverso
O metaverso de Decentraland tem mais de 90 mil terras virtuais (Imagem: Decentraland/Reprodução)

O metaverso de Decentraland (MANA) ganhou destaque nos últimos tempos por realizar uma versão digital do torneio de tênis Australian Open.

Além disso, o mundo virtual também já trabalhou com grandes nomes, como Sotheby’s e Samsung, na criação de réplicas virtuais de sedes e lojas no mundo real.

Em Decentraland, o usuário pode escolher um dos mais de 90 mil lotes de terra virtual, em NFTs, e construir o que quiser. O metaverso também conta com um marketplace para compra e venda de itens para os avatares.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Repórter
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira como estagiária de revisão na Editora Ática, local em que atuou depois como revisora freelancer. Já trabalhou para o The Walt Disney World, nos Estados Unidos, em um programa de intercâmbio de estágio, experiência que reforçou sua paixão pela língua inglesa e pela tradução. Estagiou na Edusp, e integra, há um ano, a equipe do Money Times como repórter-tradutora de notícias ligadas a criptomoedas.
Linkedin
Graduada em Letras (Português/Inglês) pela Universidade de São Paulo (USP). Iniciou sua carreira como estagiária de revisão na Editora Ática, local em que atuou depois como revisora freelancer. Já trabalhou para o The Walt Disney World, nos Estados Unidos, em um programa de intercâmbio de estágio, experiência que reforçou sua paixão pela língua inglesa e pela tradução. Estagiou na Edusp, e integra, há um ano, a equipe do Money Times como repórter-tradutora de notícias ligadas a criptomoedas.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.