Comprar ou vender?

MGLU3 ou VIIA3: Vale a pena comprar a companhia mais forte do e-commerce no 1T23?

01 jun 2023, 7:00 - atualizado em 01 jun 2023, 7:12
E-commerce, varejo, MGLU3, VIIA3, MELI34
A dinâmica de lojas físicas e marketplace foi “unânime” para VIIA3 e MGLU3 no 1T23, segundo a Genial Investimentos (Imagem: Pixabay/athree23)

Via (VIIA3) teve o resultado mais forte do e-commerce no primeiro trimestre de 2023. Em contrapartida, o Magazine Luiza (MGLU3) apresentou os dados mais fracos do segmento no período, segundo a Genial Investimentos.

Para Iago Souza e a equipe de analistas da corretora, quatro fatores influenciaram nos resultados das empresas no período. São eles:

  • a performance positiva de lojas físicas;
  • o aumento de rentabilidade no canal de marketplace;
  • o impacto do DIFAL (Diferencial de Alíquota ICMS); e
  • a alavancagem financeira

ESTREIA NO MONEY TIMES!

GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca. É HOJE! 

ESTREIA GIRO DO MERCADO NO MONEY TIMES – DIA 01 DE JUNHO

Giro do Mercado

Os analistas da Genial pontuam que a dinâmica de lojas físicas e marketplace foi “unânime” para Magazine Luiza e Via nos primeiros três meses do ano, com ambas as companhias apresentando um crescimento real desses canais na comparação anual.

No canal físico, por outro lado, a VIIA3 performou acima da sua concorrente. A varejista teve impacto positivo tanto por uma contribuição de um maior SSS (Vendas nas Mesmas Lojas) de 9%, quanto da contribuição de abertura líquida nos últimos 12 meses, depois de abrir 16 lojas entre o 1T22 e o 1T23.

Além disso, enquanto o Magazine Luiza sente uma pressão negativa na margem bruta, a 27,3%, a concorrente consegue sustentar uma rentabilidade acima de 32,0%, levantam os analistas.

“Esse intervalo de rentabilidade é levado para a margem operacional e, novamente, a Via é o destaque positivo, com 10,3% de margem EBITDA ajustado, bem acima do apresentado pelo MGLU3”, explicam.

Apesar disso, a Genial reiterou sua recomendação de “manter” os ativos das duas companhias, sem indicação de compra para nenhuma.

Enquanto o preço-alvo para as ações da Via (VIIA3) são de R$ 3, e para o Magazine Luiza (MGLU3) o preço-alvo é R$ 5.

Repórter
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Jornalista formada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e repórter no portal Money Times, com passagem pela redação da Forbes Brasil. Atualmente escreve e acompanha notícias sobre economia, empresas e finanças.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.