Mercados

Minério de ferro amplia perdas com piora na perspectiva de demanda na China

23 maio 2023, 8:53 - atualizado em 23 maio 2023, 8:53
Minério de Ferro
Analistas disseram que o consumo de minério de ferro da China pode permanecer fraco (Imagem: REUTERS/David Gray/File Photo/File Photo)

Os contratos futuros do minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram para o nível mais baixo em mais de uma semana nesta terça-feira, ampliando as perdas após o rali da semana passada, com o aumento do pessimismo sobre as perspectivas de demanda na China, maior produtora mundial de aço.

Os preços de referência do ingrediente siderúrgico caíram mais de 20% em relação ao pico deste ano, pouco acima de 130 dólares a tonelada alcançados em meados de março, quando o sentimento era positivo à medida que a China entrava em sua alta temporada de construção na primavera e após o abandono das rígidas restrições da Covid-19.

Com a temporada de construção chegando ao fim e a demanda por aço não atendendo às expectativas, enquanto a economia doméstica apresenta um desempenho desigual em meio a um setor imobiliário lento, analistas disseram que o consumo de minério de ferro da China pode permanecer fraco.

O contrato de referência do minério de ferro para junho na Bolsa de Cingapura caiu 2,5%, para 99,55 dólares a tonelada, atingindo uma baixa intradiária de 99,30 dólares, o nível mais fraco desde 12 de maio.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações diurnas com queda de 3%, a 707 iuanes (102,28 dólares) a tonelada, depois de atingir 704 iuanes, a menor cotação desde 15 de maio.

O minério de ferro recuou após o rali da semana passada, estimulado pela esperança de que a China implemente medidas adicionais de apoio à sua economia.

“No entanto, considerando a falta de mudanças significativas nas políticas monetária e fiscal, prevê-se que o ciclo econômico da China atinja seu ponto mais baixo no terceiro trimestre”, disse a consultoria do setor e provedora de dados Mysteel em seu cenário semanal.

A Mysteel disse que o declínio no investimento imobiliário e na nova atividade de construção na China no período de janeiro a abril sinalizaram a fraqueza contínua na demanda de aço.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.