AgroTimes

Monção na Índia atinge todo o país, diminuindo preocupações com as safras

13 jul 2021, 16:26 - atualizado em 13 jul 2021, 16:26
Índia
Como resultado, as chuvas estiveram acima da média durante as primeiras três semanas de junho, antes que as monções diminuíssem (Imagem: REUTERS/Hemanshi Kamani)

As monções da Índia voltaram à vida após uma calmaria, cobrindo todo o país, incluindo a capital Nova Delhi, e eliminando a ameaça de desaceleração no plantio de safras cruciais de verão, como arroz, cana, milho, algodão e soja.

A monção cobriu todo o país na segunda-feira, incluindo as principais regiões de grãos e oleaginosas, cinco dias depois do normal, disse o Departamento Meteorológico da Índia (IMD, na sigla em inglês).

Depois de atingir a costa mais ao sul de Kerala em 3 de junho, a monção se espalhou por dois terços da Índia no final da primeira metade do mês, quase 15 dias antes do normal.

Como resultado, as chuvas estiveram acima da média durante as primeiras três semanas de junho, antes que as monções diminuíssem.

Embora as chuvas de monções gerais ainda estivessem acima da média em junho, elas ficaram abaixo da média em julho, aumentando a preocupação com atrasos no plantio de safras em um país extenso onde dois terços de seus 1,3 bilhão de habitantes vivem no campo e a agricultura sustenta quase metade da população.

O IMD define a precipitação média, ou normal, entre 96% e 104% de uma média de 50 anos de 88 cm para toda a estação.

De acordo com o Ministério da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores, o plantio da safra caiu 10,43% para 49,9 milhões de hectares (123 milhões de acres) quando as chuvas de monção se tornaram irregulares.

A Índia, um dos maiores produtores e consumidores mundiais de produtos agrícolas, depende das chuvas de junho a setembro para irrigar 50% de suas terras agrícolas que carecem de irrigação.

Qualquer falha nas monções pode forçar Nova Delhi a importar produtos agrícolas, aumentando os preços internacionais.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.