Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Movimento do Comércio sobe 0,6% em outubro; vendas em 12 meses ficam estáveis

27/11/2019 - 12:32
Comparado a outubro do ano passado, o crescimento foi de 2%, enquanto a variação no acumulado em 12 meses permaneceu estável em 1,5% (Imagem: Valter Campanato/Agência Brasil)

As vendas no varejo cresceram 0,6% em outubro ante o mês anterior, de acordo com o indicador de Movimento do Comércio, livre dos efeitos sazonais, da Boa Vista.

Comparado a outubro do ano passado, o crescimento foi de 2%, enquanto a variação no acumulado em 12 meses permaneceu estável em 1,5%.

“As concessões de crédito com recursos livres aos consumidores vêm mantendo o ritmo de crescimento, o que, somado à redução da inflação e ao resgate dos recursos do FGTS, parece estar por trás do crescimento do movimento do comércio nos últimos meses”, avaliou a Boa Vista.

Adicionalmente, a empresa de informações de crédito projeta que, ao menos no curto prazo, o cenário para a inadimplência não chega a preocupar, o que favorece o mercado de crédito e, por consequência, o movimento do comércio.

Setores

O segmento Móveis e Eletrodomésticos registrou alta de 1,5% em outubro. A categoria Supermercados, Alimentos e Bebidas subiu 0,3% na mesma base de comparação, enquanto a variação em 12 meses foi de 1,6%.

O crescimento de Tecidos, Vestuários e Calçados foi notável na análise do acumulado em um ano, de 4,6%. Combustíveis e Lubrificantes, por outro lado, fechou o período com queda de 0,2%.

“Os dados parecem apontar para a consolidação de uma ligeira tendência de aceleração do movimento do comércio. Ainda assim, é preciso ressaltar que os efeitos dos recursos do FGTS rapidamente se dissiparão – assim como em 2017 –, sem uma melhora substancial da dinâmica do mercado de trabalho e do comprometimento da renda das famílias com o pagamento de dívidas”, concluiu a Boa Vista.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , ,

Última atualização por Diana Cheng - 27/11/2019 - 12:32

Cotações Crypto
Pela Web