Eleições 2018

Movimento #elenão contrário e favorável a Bolsonaro chega a 1,6 milhão de menções no Twitter

26 set 2018, 15:59 - atualizado em 26 set 2018, 15:59

Twitter

Do total de 1,6 milhão de menções no Twitter, o volume de tuítes gerados com o movimento #elenão, contrário ao candidato à presidência Jair Bolsonaro, já representa 1 milhão, de acordo com a Diretoria de Análise de Políticas Públicas da FGV (FGV DAPP). Os dados analisados são dos dias 12 a 24 de setembro.

O conjunto de hashtags que criticam o candidato do PSL mobilizou cerca de 1,2 milhão de postagens. Em segundo lugar, seguida da #elenão, a #elenunca somou 390 mil tuítes e a #elejamais mais de 20 mil. Foram 8,3 mil tuítes com menções do tipo por hora no dia 16, quando o grupo de hashtags teve mais impulsionamento.

Em resposta ao movimento #elenão, apoiadores do Bolsonaro reverteram o quadro, usando a hashtag como forma de exaltar a imagem do candidato, embora não com a mesma força que o grupo opositor.

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Outros movimentos foram criados como resistência à hashtag #elenão; Considerando as hashtags #elesim17, #elesnunca, #elesnão #elesempre, #elasnão e suas variações, as menções estão em cerca de 300 mil tuítes. Só a #elesim lidera o grupo com 283,9 mil, seguida da #elasnão, com 26,1 mil,e a #elesim17, com 14,1 mil. O registro feito pela FGV DAPP mostrou que, na última segunda-feira (24), o engajamento ficou na média de 2,5 mil tuítes por hora. Na terça-feira (25), foi lançada a #elesimeno1turno, que mobilizou 75,2 mil tuítes em poucas horas.

A base de apoio da candidata Marina Silva criou a hastag #elasim como forma de resposta à #elenão. Entre 12 e 24 de setembro, 60,5 mil publicações saíram com o marcador. Essa mesma hashtag também aparece em tuítes sobre Manuela D’Ávila, candidata à vice-presidência na chapa de Fernando Haddad.

O posicionamento de artistas também vem impulsionando o uso das hashtags. Deborah Secco, Leandra Leal e Pitty manifestaram seus apoios a respeito da #elesim e da #elenão. Usuários ainda cobraram uma manifestação de Anitta, que teve seu nome vinculado à hashtag #anittaisoverparty, utilizada 214,2 mil vezes no período analisado.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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