Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Mundo pode controlar a pandemia em poucos meses, diz chefe da OMS

19/04/2021 - 18:36
Tedros Adhanom
“Temos as ferramentas para controlar esta pandemia em questão de meses, se as aplicarmos de forma consistente e equitativa”, disse Tedros (Imagem: Fabrice Coffrini/Pool via REUTERS)

O mundo pode controlar a pandemia global de Covid-19 nos próximos meses, desde que distribua os recursos necessários de forma justa, disse o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

A ativista de combate à mudança climática Greta Thunberg, que participou da entrevista como convidada a partir da Suécia, criticou o “nacionalismo da vacina”, e disse não ser ético que os países ricos priorizem a vacinação de seus cidadãos mais jovens antes dos grupos vulneráveis nos países pobres e em desenvolvimento.

“Temos as ferramentas para controlar esta pandemia em questão de meses, se as aplicarmos de forma consistente e equitativa”, disse Tedros.

No entanto, ele também expressou preocupação com a “taxa alarmante” de disseminação da Covid-19 em pessoas com idade entre 25 e 59 anos em todo o mundo, possivelmente devido a variantes muito mais contagiosas.

“Demorou nove meses para chegar a um milhão de mortes; 4 meses para chegar a 2 milhões e 3 meses para chegar a 3 milhões”, afirmou.

Thunberg disse que, embora uma em cada quatro pessoas em países de alta renda já tenha sido vacinada contra a Covid-19, apenas uma em mais de 500 pessoas em países mais pobres recebeu uma dose.

“O nacionalismo da vacina é o que está comandando a distribuição da vacina”, disse. “A única coisa moralmente certa a fazer é priorizar as pessoas mais vulneráveis, quer vivam em um país de alta renda ou de baixa renda”.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Bruno Andrade - 19/04/2021 - 18:36

Pela Web