Mercados

Na Bolsa, estrago já está feito, diz gestor da ASA Investments

15 dez 2022, 10:53 - atualizado em 15 dez 2022, 11:27
Flavio Kac, Gestor do ASA Long Biased da ASA Investments.
Flavio Kac, Gestor do ASA Long Biased da ASA Investments. (Divulgação)

As primeiras decisões do governo Lula 3 foram até o momento uma “grande decepção”, na avaliação de Flavio Kac, da ASA Investments, casa com R$ 3,7 bilhões gestão. “O estrago [para a Bolsa] já está feito”, disse ao Money Times.

Kac segue a mesma linha da maior parte do mercado, que agora penaliza principalmente as ações de estatais, diante das sinalizações de que nomes políticos, e não técnicos, podem ocupar cargos-chave. “A impressão é de que Lula veio com sangue nos olhos”, afirmou.

Para ele, o discurso “muito expansionista” do petista, com possibilidade de taxas de juros elevadas por mais tempo, “dificulta para o mundo de ações”.

Na quinta (13), o presidente diplomado confirmou o ex-ministro do governo Dilma Aloizio Mercadante na presidência do BNDES. Mais tarde, a Câmara aprovou um projeto que flexibiliza a Lei das Estatais.

Antes disso, parte do mercado ainda tinha expectativa de que Lula chamasse um economista liberal para a Fazenda, mas o presidente confirmou o ex-ministro Educação Fernando Haddad para a Pasta.

Para o gestor da ASA, ainda que o petista chame nomes “técnicos” para compor a Ministério, a decisão final é do futuro ministro – que o mercado vê como de um perfil mais desenvolvimentista.

Apesar disso, a gestora segue com posições individuais na Bolsa brasileira, incluindo Petrobras (PETR4) e Banco do Brasil (BBAS3), por avaliar que as ações estão muito baratas.

“O que o mercado está dizendo é que o Brasil vai virar uma Argentina. A gente não acredita nisso”, afirmou Kac. Para o gestor, as medidas do novo governo demorariam a surtir efeito.

“Essas empresas vão continuar a gerar bons resultados”, ponderou. “A gente prefere isso do que papéis que são relacionados ao consumo brasileiro”.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.