“Na trave”: invasão ao Venus, do Binance Smart Chain, quase libera tokens “sem querer”

17/09/2021 - 15:15
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O processo de governança de um projeto cripto permite que usuários, desenvolvedores e interessados no projeto tenham poder de decisão sobre o futuro; o problema é quando uma proposta boa demais para ser verdade é aprovada — e interrompida a tempo (Imagem: Venus Protocol)

Nesta sexta-feira (19), Venus Project, o grande protocolo de empréstimos do Binance Smart Chain (BSC), estava à beira de uma invasão hostil — antes de a equipe original chegar e interromper o envio indevido de tokens.

O projeto — originalmente bifurcado dos projetos Compound e MakerDAO, desenvolvidos na Ethereum —, possui um sistema de governança descentralizado, em que detentores de tokens votam para realizar mudanças ao protocolo.

Uma proposta, aprovada hoje, daria direitos de votação e financiamento a uma nova equipe, distinta da equipe original, desenvolvedora do projeto. A equipe por trás da proposta se chamava Team Bravo e afirmou que seu foco seria “aumentar e sustentar um alto preço do [token] XVS para seus investidores”.

A proposta foi aprovada: houve 1,29 milhão de votos a favor e 1,19 contra. Embora 16 endereços tenham votado a favor, 39 votaram contra (apesar de essa questão não ser relevante para o resultado).

A proposta pedia por 1,9 milhão de tokens venus (XVS) — US$ 60,9 milhões — de financiamento, que seriam alocados ao longo de cinco anos. Também forneceu incentivos para que detentores de tokens o apoiassem, prometendo conceder 900 mil XVS (US$ 29 milhões) àqueles que votassem a favor.

Logo após a proposta ter sido aprovada, o endereço “Venus Deployer” a cancelou, mostrando que quem quer que esteja por trás do endereço possui controle unilateral do processo de governança do protocolo.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 17/09/2021 - 15:15

Cotações Crypto
Pela Web