BusinessTimes

No exterior, Credit Suisse derrete 20% e mau humor global contamina Ibovespa

15 mar 2023, 10:12 - atualizado em 15 mar 2023, 10:17
Crise no Credit Suisse
No Brasil, os investidores seguem acompanhando as discussões políticas sobre a nova âncora fiscal. (Imagem: Shutterstock/Freepik | Montagem: Maria Eduarda Nogueira)

O Ibovespa (IBOV) foi contaminado pelo mau humor global nesta quarta-feira (15), com o Credit Suisse desbando 20%, após o principal acionista do banco, o Saudi National Bank (SNB), descartar oferecer mais assistência financeira.

As tensões sobre a saúde de instituições financeiras, no geral, especialmente as menores, persistem mesmo após reguladores e executivos de finanças tentarem amenizar preocupações de contágio depois que o SVB e outro banco dos Estados Unidos entraram em colapso na última semana.

Por volta das 10h10, o principal índice da Bolsa brasileira caía 1,7%, aos 101,1 mil pontos, depois de uma baixa de 1,8% logo na abertura, em linha com os índices futuros em Nova York.

Ainda contribuindo para o viés cauteloso do dia, resultados mistos da China levantam dúvidas quanto às expectativas de que haveria uma expansão muito forte e rápida da economia chinesa após o fim da política restritiva “covid zero”, destacou o BB Investimentos.

No Brasil, os investidores seguem acompanhando as discussões políticas sobre a nova âncora fiscal do país. Mantém-se a expectativa de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresente nesta semana a nova regra fiscal para o presidente Lula.

*Com informações da Reuters

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.