BusinessTimes

Norges Bank Investment Management eleva pressão sobre conselho do Credit Suisse

25 abr 2022, 12:49 - atualizado em 25 abr 2022, 13:06
Credit-suisse
O fundo ainda disse que votará na reunião anual de acionistas do Credit Suisse (Imagem: REUTERS/Arnd WIegmann)

O maior fundo soberano do mundo quer uma explicação melhor e mais prestação de contas por contratempos recentes do Credit Suisse. O Norges Bank Investment Management, braço do BC da Noruega que opera o fundo de quase US$ 1,3 trilhão, afirmou no domingo que apoia uma proposta de acionista de uma auditoria especial na relação do banco com a Greensill Capital, uma parceira financeira que foi à falência em março de 2021.

O fundo ainda disse que votará na reunião anual de acionistas do banco, na sexta-feira, contra uma proposta para isentar o conselho e a alta gerência do conselho do Credit Suisse de eventuais problemas legais no caso.

A posição aumenta a pressão sobre o banco, que tem adotado passos recentes para melhorar sua cultura, após uma série de escândalos.

O fundo petroleiro, como é conhecido a unidade do Norges, tem 1,3% das ações do Credit Suisse. Suas decisões são monitoradas de perto por outros fundos soberanos e gestores de grandes montantes.

Como parte de um plano de melhoria, o Credit está revisando nomeações de altos cargos e planos de sucessões. Ele já informou que registrará prejuízo em seu balanço do primeiro trimestre, que sai nesta quarta-feira.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.