Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Novo ecossistema comercial Mega Catalyst usará tecnologia do IOTA e Corda

13/07/2020 - 11:08
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
TMForum, associação global e industrial para fornecedores de serviços de telecomunicação, anunciou o lançamento de Mega Catalyst. Alavanca o “tangle” do blockchain IOTA para fornecer um registro imutável de dados de dispositivos de rastreamento (Imagem: Crypto Times)

TMForum foi fundada em 1988 para fornecer um ambiente colaborativo com ferramentas e informações práticas para ajudar seus membros a realizarem iniciativas de transformação digital. O fórum possui mais de 850 membros, incluindo dez das maiores fornecedoras de serviço do mundo.

A organização afirma que Mega Catalyst, sua nova iniciativa para a indústria 4.0, foi criada sobre a “visão de um Ecossistema Comercial completamente confiável em que empresas de telecomunicação, junto com parceiros de cadeia de suprimento e de canais, possam interagir entre si para apresentar soluções confiáveis à indústria 4.0”.

Indústria 4.0 se refere à transformação digital dos processos de produção e fabricação física. Envolve sistemas de controle modernos que integraram sistemas de software e o uso da internet para se conectar com outros dispositivos em sua rede por meio da Internet das Coisas (IoT).

A indústria 4.0 foi criada para interligar a produção e permitir que hardwares físicos se “comuniquem” automaticamente pela internet, permitindo novas formas de produção, criação de valor e otimização em tempo real.

Em uma publicação, TMForum sugere que as soluções existentes para a indústria 4.0 são caras, frágeis e suscetíveis ao cibercrime.

Afirma que hoje, expectativas comerciais devem conseguir comprar, gerenciar e utilizar qualquer tipo de serviço por meio de smartphones, de forma segura e, assim, é necessário um serviço bem automatizado e “respeitável”.

Mega Catalyst irá explorar como três catálises principais podem, consecutivamente, apresentar uma abordagem replicável para todos os seus parceiros na indústria 4.0.

TMForum define “catálises” como “rápidos projetos de prova de conceito que unem pequenas e grandes empresas para criar soluções inovadoras para desafios comuns, alavancando melhores práticas e padrões para assegurar a escalabilidade, o reúso, bem como custos e riscos reduzidos”.

As três camadas ou Catálises usadas pela Mega Catalyst serão:

– um Mercado Federado de Tecnologia de Registro Distribuído (DLT, na sigla em inglês) que alavanca o “tangle” do IOTA (IOTA) para fornecer um registro imutável e confiável para o rastreamento de dispositivos;

– um Mercado Comercial Digital (DBM) 3.0 gerenciado pelo Corda da R3. Nessa camada, Corda da R3 gerencia a autenticação de FIDO (Secure Device Onboard da Intel) com base em certificados de governança x.509 para assegurar uma cadeia virtual de suprimento “plug and play”, enquanto o orquestramento do ecossistema comercial é gerenciado por Accenture, Salesforce, Digiglu, a plataforma comercial digital da BearingPoint/Beyond, ZTO da BT e SDO da Intel;

– uma Garantia Comercial para 5G direcionada por inteligência artificial. Essa camada fornece confiança e transparência ao ecossistema ao assegurar receitas e objetivos comerciais.

Também identifica novos controles que certificam completude, exatidão e confiança do mercado. Usa um registro distribuído como um mecanismo confiável de dados para esses controles.

“Tangle” do IOTA é um registro distribuído gratuito e escalável, criado para processar dados e transferir valor ininterruptamente (Imagem: YouTube/IOTA Foundation)

Para permitir que cada camada funcione ininterruptamente, os dados do Tangle do IOTA e outros dados relevantes de empresas na cadeia de fornecimento da Mega Catalyst são extraídos pelo blockchain Corda da R3 e, em seguida, expostos à Catálise de Garantia Comercial para 5G direcionada por Inteligência Artificial.

IOTA foi fundado em 2015 pelos empreendedores David Sønstebø e Dominik Schiener, e os matemáticos Sergey Ivancheglo e Serguei Popov. Em vez de um blockchain, IOTA usa um gráfico acíclico direcionado (DAG), ou “Tangle”, como parte de seu mecanismo de consenso.

Cada transação atua de maneira independente e não cronologicamente como um único bloco que, então, se conecta a outros blocos. Cada transação deve confirmar duas transações anteriores. Teoricamente, mais transações irão melhorar a escalabilidade com esse modelo.

Investindo em blockchains alternativos

No início de julho, IOTA lançou Pollen, sua primeira rede de testes para uma rede completamente descentralizada. A equipe por trás do IOTA a descreve como um “marco histórico momentâneo” e o primeiro grande passo para apresentar Coordicide com sucesso.

Coordicide se refere à remoção do Coordenador, um elemento centralizado que gerencia a rede IOTA. Pollen será a primeira fase na estratégia de três etapas do IOTA, que resultará em uma rede sem coordenador e pronta para a produção, chamada de IOTA 2.0.

Corda da R3 é parecido com um blockchain tradicional proof-of-work (PoW) com uma diferença principal: Corda não agrupa transações em um bloco para que múltiplas transações sejam confirmadas de uma só vez.

Em vez disso, Corda confirma cada transação em tempo real. A empresa nova-iorquina foi fundada por David Rutter em 2013. O objetivo da R3 é criar uma rede que usa sua solução de pagamento Corda para conectar todos os bancos participantes e ser interoperável entre instituições diferentes.

No fim de abril deste ano, Nasdaq anunciou ter firmado uma parceria com R3 para apresentar uma plataforma para mercados de criptoativos no blockchain Corda.

Sobre a parceria, Johan Toll, diretor de criptoativos na Nasdaq, disse: “a relação com a R3 tem um papel fundamental no desenvolvimento de soluções da Nasdaq que apoiam a criação de mercados dinâmicos e confiáveis de criptoativos. A plataforma R3 foi criada especificamente para ambientes altamente regulados e sua plataforma se encaixa bem com nosso ecossistema tecnológico”.

Parceria entre Nasdaq e R3
pretende ajudar empresas
a criarem seus mercados de cripto

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 13/07/2020 - 11:08