Mercados

NY: consumo e techs lideram as quedas na Dow Jones; Moderna e Pfizer em ‘guerra’ por tecnologia mRNA

26 ago 2022, 15:16 - atualizado em 26 ago 2022, 15:16
Salesforce
Salesforce Inc. lidera as perdas entre as empresas do setor tech no Dow Jones (Imagem: Facebook da Salesforce)

Wall St. opera com fortes perdas no pregão desta sexta-feira (26), na esteira da participação de Jerome Powell no simpósio de Jackson Hole. A fala do presidente do BC norte-americano pavimenta caminho para um aumento de 0,75 p.p na taxa básica e juro dos EUA.

Prospectos de um movimento mais agressivo do Fed implicam aumentos mais substanciais dos custos de capital e tornam mais dificultosas às concessões de empréstimo tanto para grandes empresas com modelos de negócio alavancados, quanto para as famílias americanas.

É essa o cálculo que assusta as ações dos setores de tecnologia e consumo nos índice Nasdaq e  Dow Jones nesta sexta-feira.

Entre as quedas no índice das ‘blue chips’ americanas, elenca-se empresa de softwares ‘on demand’ Salesforce Inc. (CRM) cai 4,40% e a Nike (NKE) cede 4,24%. 

Por volta das 15h, o Dow Jones recuava 1,91%, o S&P 500 caía 2,22% e o Nasdaq apresentava queda de 2,68%. 

Moderna processa Pfizer por tecnologia vacinal

A farmacêutica Moderna  processou a Pfizer e sua parceira alemã BioNTech por violação de patente no desenvolvimento da primeira vacina contra a covid-19, alegando que eles copiaram a tecnologia de mRNA (RNA mensageiro) que a Moderna desenvolveu anos antes da pandemia.

Pfizer e BioNTech já enfrentam diversos outros processos com base em supostas violações da propriedade intelectual. Em comunicado à imprensa, a Pfizer informou que irá defender vigorosamente as suas patentes.

Ações de Pfizer (PFE) e Moderna (MRNA) caem, respectivamente, 1,65% e  3,35%,

🤳 Siga o Money Times no Instagram! 🤳

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.