CryptoTimes

O bitcoin “não é dinheiro”, critica presidente do Banco da Inglaterra

16 jun 2021, 12:21 - atualizado em 16 jun 2021, 12:23
Bailey continua averso às criptomoedas, mas acredita que CBDCs podem ter benefícios (Imagem: Reuters/John Sibley)

Nessa terça-feira (15), em participação à conferência anual do grupo TheCityUK, Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), disse que criptomoedas, como o bitcoin (BTC), “não são dinheiro”, mas acrescentou que stablecoins — criptomoedas de valor estável, lastreadas por alguma moeda nacional — podem se tornar “sistêmicas” no setor financeiro.

O presidente afirmou que haverá uma relação complicada com empresas de fintechs, apesar de afirmar que o Reino Unido irá vivenciar uma “forma robusta de inovação”, noticia o Decrypt.

Repetidas vezes, Bailey disse que o banco central do Reino Unido está estudando stablecoins e os benefícios de moedas digitais de banco central (CBDCs).

Moeda digital do Banco Central seria inovação histórica,
diz presidente do BC britânico

Porém, Bailey também sempre alertou sobre os possíveis perigos de criptoativos descentralizados, como o Bitcoin. Segundo ele:

Stablecoins têm o potencial de serem sistêmicas em termos de sua importância para o sistema financeiro e sua estabilidade. São distintas de criptoativos, como o bitcoin, que não têm lastro e, assim, não têm apoio para fornecer estabilidade de valor.

Um criptoativo não é dinheiro (e, por isso, o termo “criptomoeda” é enganoso) e não possui valor intrínseco porque não existe lastro.

Eu conheci entusiastas de cripto que possuem uma opinião libertária de que algo lastreado por nada é mais confiável em valor do que algo lastreado pelo estado. Basta dizer que essa não é uma opinião com a qual eu concorde.

Bailey também disse que grandes plataformas de tecnologia podem emitir stablecoins e, dessa forma, o banco central está de olho nelas:

O Comitê de Política Financeira do Banco da Inglaterra apresentou suas expectativas de informar sobre o design e a regulamentação de stablecoins.

Tradutora de conteúdos sobre criptomoedas
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br
daniela.nascimento@moneytimes.com.br
redacaocryptotimes@moneytimes.com.br