CryptoTimes

O desempenho do mercado cripto melhorou; confira previsões

20 abr 2020, 12:06 - atualizado em 20 abr 2020, 12:06
bitcoin ethereum
Criptoativos obtiveram ganhos de preço saudáveis e significativos ao longo da semana passada. Ether (ETH), da grande plataforma de blockchain Ethereum, foi um dos ativos de maior desempenho, se beneficiando da hospedagem de grandes stablecoins que estão passando por um aumento na demanda (Imagem: Unsplash/@thoughtcatalog)

Foi uma semana positiva nos mercados cripto, em que os maiores ativos em capitalização de mercado passaram por ganhos saudáveis de preço.

O bitcoin (BTC), principal ativo da tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin, terminou a semana em 6%. O preço dos ativos número dois e três, ether (ETH) e ripple (XRP), terminaram a semana com uma alta de 18% e uma baixa de 5%, respectivamente.

O mercado cripto inteiro cresceu 4%, direcionado por fortes ganhos em diversas plataformas de contratos inteligentes e de blockchain com ativos retidos (“staking”). Junto com a rede Ethereum (ETH), Tezos (XTZ), Cardano (ADA) e Maker (MKR) cresceram 21%, 12% e 12%, respectivamente.

Stablecoins lastreadas em dólar, como dai (DAI) na Ethereum, tiveram um aumento de atividade nas últimas semanas.

Houve um aumento recente na demanda de mercado por alternativas ao dólar estadunidense, que continua a enfrentar questões sobre o fornecimento de dinheiro e impressão contínua.

Diversos usuários de internet recorreram à acessibilidade digital fornecida por essas moedas estáveis como alternativas às moedas fiduciárias a curto prazo.

Na semana passada, o controverso projeto cripto Libra, apoiado pelo Facebook, anunciou os planos tão aguardados de continuar com seu desenvolvimento. O projeto mudou significatimente o foco delineado em seu whitepaper original, antes com estratégias radicais, ambiciosas e descentralizadas.

O novo projeto Libra funcionará em um sistema muito controlado por conta da grande revolta dos reguladores.

A Libra 2.0 terá um mecanismo interno de cumprimento à lei, em que diversas moedas únicas de Libra serão emitidas ao longo do tempo (LibraUSD, LibraEuro etc.). Houve algumas discussões sobre a aparente simplificação e concessão da Libra.

Enquanto isso, o forte preço e o importante desempenho da Ethereum nas últimas semanas podem ter ofuscado a invasão ao dForce, protocolo de finanças descentralizadas (DeFi), de acordo com o site DeFi Pulse. Lendf.me, serviço de empréstimos DeFi que usa dForce, relatou o ataque aos jornais chineses.

Especula-se que o ataque foi causado por imBTC, um token da Ethereum lastreado em bitcoin. Acredita-se que o invasor tenha conseguido roubar US$ 25 milhões durante o ataque.

O que vem por aí esta semana?

21 de abril: conferência da Dash Investment Foundation sobre o 1º trimestre de 2020

Amanhã, o braço de investimentos da comunidade Dash (DASH) apresentará detalhes de seu relatório financeiro do primeiro trimestre de 2020.

A fundação foi criada para proteger os fundos da comunidade direcionados para o desenvolvimento da rede e para tentativas de aumentar seu valor ao “superar o ajuste anual de risco do dash em dólares estadunidenses”.

Anteriormente, a fundação anunciou planos de investir em barras de ouro, além de stablecoins lastreadas em dólar e ouro. O preço do DASH aumentou em cerca de 8%.

Já que a maioria dos ativos da tabela de capitalização de mercado da Brave New Coin estarem com saldo positivo, binance coin (BNB) foi um dos maiores ganhadores da semana.

Binance teve uma série de desenvolvimentos positivos durante a semana passada, incluindo a 11ª queima trimestral de tokens, o recente recorde trimestral no volume de negociações e o lançamento de um novo blockchain de contratos inteligentes.

BLX-24-7-30-90-1y-20200420

“Bulls” (otimistas) do bitcoin tiveram uma semana sólida e existe uma futura vantagem no horizonte, com um padrão otimista se formando — o chamado “cup and handle” (ou “xícara com alça”) no gráfico BTC/USD de quatro horas.

Josh Olszewicz, analista da Brave New Coin, acrescenta que existe uma oportunidade de negociação de “uma vez no trimestre” ou de “uma vez no ano” se aproximando também, conforme o criptoativo ultrapassa as nuvens de Ichimoku (indicador de preço médio) pela primeira vez em cinco semanas.

Estatísticas semanais do bitcoin e blockchain (entre 13 de abril e 20 de abril de 2020)