Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O que considerar na compra de imóveis em 2022

Zeca Ferreira
13/01/2022 - 16:28
Antes de comprar um imóvel é necessário pensar além das particularidades da construção (Imagem: Pixabay/Schluesseldienst)

Impulsionada sobretudo pelo setor imobiliário, a construção civil está próxima de registar seu melhor resultado em 10 anos. Apesar da mudança de conjuntura, como o aumento da taxa de juros e alta nos preços de materiais para construção, a expectativa do setor continua alta.

Com isso, quem pretende sair do aluguel e investir em um imóvel em 2022 precisa estar atento a uma série de fatores decisivos na compra.

Escolher a casa nova não é uma tarefa fácil, tendo em vista a quantidade de detalhes que precisam ser levados em consideração, como o espaço e a estrutura do imóvel. Porém, é necessário pensar além das particularidades da construção. A localização é igualmente importante e precisa ser escolhida de forma minuciosa, de modo a evitar futuras decepções.

De acordo com Bruno Fabbriani, CEO da Incorporadora BFabbriani, é preciso traçar um paralelo entre o bairro e o imóvel. “O ideal é não ter que optar por um ou por outro, é essencial ter cautela e verificar se o imóvel corresponde à expectativa e também se o local está de acordo com o esperado”, explica o empresário.

Imóveis Pinheiros
Região de Pinheiros, na cidade de São Paulo, passa por expansão imobiliária. (Imagem: Pixabay/Rafael Neddermeyer)

No quesito localização, é importante buscar por bairros que estão em constante expansão, observando fatores indispensáveis, como infraestrutura bem planejada, ruas asfaltadas e bem sinalizadas.

Além disso, é preciso observar se o imóvel oferece fácil acesso aos locais frequentados pela família, como escola e trabalho, por exemplo. “Ao escolher a região é interessante verificar o fluxo do tráfego e se oferece acesso rápido às principais vias, no caso de quem precisa se deslocar para fora do bairro com frequencia”, ressalta Fabbriani.

Quanto ao imóvel em si, uma série de fatores precisam ser observados. Primeiramente é importante avaliar o próprio orçamento e, a partir disso, buscar algo que se encaixe com a receita e as necessidades da família. De forma geral, algumas características estruturais precisam ser consideradas antes de fechar negócio, como planta, acabamento, layout e idade da construção.

Imóveis antigos, apesar do charme, tendem a precisar de mais reparos, então ao optar por uma casa usada é preciso estar consciente de que algumas reformas e atualizações serão necessárias. Portanto, ao fazer a negociação, é importante observar se a relação custo-benefício vale realmente a pena.

Última atualização por Gustavo Kahil - 13/01/2022 - 16:28

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto