O que é o projeto Nakamoto?

07/01/2020 - 10:12
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
nakamoto
Nakamoto, novo projeto que leva o nome do desconhecido criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, promete revolucionar a indústria e conta com o apoio de várias pessoas influentes no mundo cripto (Imagem: Nakamoto)

Por Ryan Selkis

Nakamoto, novo projeto de Balaji Srinivasan, ex-CTO da Coinbase, é muito importante e estou empolgado.

O lançamento foi durante a noite da última sexta-feira, 3. Houve um crescimento sufocante da comunidade e houve uma controvérsia semântica no CryptoTwitter em relação a Nakamoto, um novo jornal focado em “tecnologia, filosofia e cultura emergentes” de cripto.

O projeto se vangloria por conhecimento curado de 60 contribuidores de alto nível incluindo Zooko da Zcash, Naval (“The Angel Philosopher”), Buterin da Ethereum e outros desenvolvedores e pensadores muito bem-conhecidos na indústria (incluindo a mim).

Muitos desses participaram da conversa com quase dois mil membros participantes no Telegram durante o final de semana. E alguns dos primeiros assuntos eram incríveis (incluí alguns abaixo).

Nakamoto poderia unir conteúdo de uma incrível interseção de pioneiros cripto, focados em reduzir o ruído do Twitter e a falta de navegação do Medium.

Imagino que Nakamoto vai servir, basicamente, como uma recurso de educação menos maldosa para os novatos à indústria, e Srinivasan pode ser uma das novas pessoas com o “pedigree”, as ferramentas essenciais e a seriedade para criar algo desse tipo.

Para entender o ethos do projeto, você deveria ler a proposta do projeto de Srinivasan, intitulada “Bitcoin se Torna a Bandeira da Tecnologia”, que é recomendado para qualquer pessoa que esteja na indústria em tempo integral, se você quiser começar a década com o pé direito.

Também deve fazer parte de qualquer cânone integrado a novos possíveis convertidos a cripto. Aqui vão os pontos que eu achei serem mais interessantes:

thomas schelling filósofo ponto focal
O ponto focal de Thomas Schelling é uma solução que as pessoas irão utilizar caso falte comunicação, porque parece ser natural, especial ou relevante; faz parte da Teoria de Jogos, estrutura teórica para criar estratégias e situações sociais entre jogadores e realizar tomadas de decisão de atores independentes e concorrentes (Imagem: Epicenter/Harward)

Bitcoin como o ponto focal de Schelling para tecnologia nesta década

“[Os valores da tecnologia] são implícitos em termos comuns como MVP (jogador mais valioso), produto pronto para o mercado ou o labirinto de ideias. E eles estão expressos em escrito em diversos livros populares das pessoas mais bem-sucedidas da área de tecnologia. Mas eles geralmente não estão muito bem articulados.

Se fôssemos organizá-los, eu diria que a tecnologia é internacionalista, capitalista, descentralizada, hiperinflacionária, interligada, digital, volátil, ambiciosa e silenciosamente revolucionária. Esses são os valores da tecnologia.

Bitcoin (e cripto em geral) nos leva além do implícito ao expressar esses valores em um código que se duplica como um veículo de investimento. O código conversa com os desenvolvedores, o aumento é atraente aos investidores e os valores codificados e embutidos conversam com ambos.

Se você acredita nesses valores, você tende a comprar Bitcoin.”

binance blockchain centralization decentralization centralização descentralização
Descentralização é a transferência de poder de tomada de decisão e atribuição de contabilidade e responsabilidade por resultados, enquanto centralização implica que todos esses fatores sejam gerenciados por uma ou mais empresas, sem interferência de usuários finais (Imagem: Facebook/Binance)

Descentralização de moedas como uma força para a indústria

“Agora existem abordagens diferentes e suficientes para consenso e privacidade, o que torna improvável que criptomoedas, como um fenômeno, sumam.

As vulnerabilidades de proof-of-work não são as mesmas que as de proof-of-stake, as de proof-of-stake delegada, as de proof-of-space e assim por diante. É improvável que qualquer única emissão possa derrubar todas as moedas e corretoras de forma simultânea. Pelo menos algumas irão sobreviver.

Além disso, até mesmo no pior dos contextos de uma crise global de criptoativos, em que o Bitcoin sofre de uma vulnerabilidade incorrigível, podemos esperar uma migração parcial para as moedas sobreviventes além da importação de um registro de Bitcoin em um dos blockchains sobreviventes.”

bitcoin tecnologia
Bitcoin é um passo para a revolução da tecnologia, mas, de acordo com especialista, essa revolução é gradual e silenciosa (Imagem: Pixabay/WorldSpectrum)

Bitcoin como a verdadeira urna de votação em 2020

“Bitcoin não é sobre realizar mudanças através de ativismo popular. É um fenômeno baseado em rede que realizou uma revolução na política monetária por meio de um bilhão de ações privadas em vez de ir para a rua transmitir slogans. É silenciosamente revolucionário.”

Eu também gostei de ver alguns comentários fantásticos em tempo real como os de Buterin, Zooko, Peter Smith (da Blockchain.com) e outros. As citações abaixo aconteceram em menos de meia-hora de discussão no último sábado enquanto o grupo ainda estava se avivando.

Vitalik Buterin sobre vários tópicos:

“Autoritarianismo é o equivalente à quimioterapia de tecnologias de coordenação da década de 1960.”

“PoS (proof-of-stake) não é um sistema de votação; stakes são militares, não governamentais. Stakers não deviam decidir as políticas.”

“Propriedade privada contém muita coerção, mas as pessoas a aceitam porque a) já estão acostumadas e b) é possivelmente neutra. Estou tentando impulsionar a “neutralidade confiável”  como um conceito de possível empenho.”

Peter Smith sobre votação de proxy:

“Não se sabe se PoS vai funcionar melhor do que qualquer mecanismo de votação de anunciantes nos mercados de capitais (e, nesses mercados, a regulamentação/as leis fornecem mais governança).”

Zooko Wilcox zcash
Zooko Wilcox, CEO da Zcash, pensou em realizar “airdrops” de zcash, mas a ideia falhou antes e ele não quis abusar da sorte (Imagem: YouTube/Digital October)

Zooko sobre “airdrops”:

“Conversando com um dos meus conselheiros mais próximos e confiáveis, eu disse: ‘Vamos fazer uma bifurcação do registro do Bitcoin: dar a todos os bitcoiners uma quantidade de zcash equivalente a sua quantidade em bitcoins no bloco gênese do Zcash’.

No entanto, conforme discutimos, isso já foi testado com Clams, e foi um fracasso total, então talvez não valha a pena. Mas talvez funcionaria com Zcash.

Meu conselheiro disse: ‘Bom, por que não dar a todos que têm dólar uma quantidade de zcash?’. Eu fiquei tipo ‘o quê?’. Ele disse: ‘Não quero dar aos bilionários em dólar uma vantagem em zcash, nem aos bilionários em bitcoin. Eu não respeito o dinheiro deles’.

A ideia da ‘bifurcação do registro do Bitcoin’ desanimaria algumas pessoas, mas animaria outras. Além disso, é claro, Clams fracassou. Então eu decidi não complicar as coisas e desisti dessa ideia.”

A conversa foi diminuindo no domingo e eles desativaram a conversa temporariamente, mas tem muito a se digerir se você quiser ter uma ideia do que é uma discussão boa e bem-moderada da comunidade.

Estou empolgado para continuar lendo, contribuindo e vendo Nakamoto Crescer.

Observação: Houve controvérsias sobre o nome dado ao projeto, Nakamoto, o que foi tão ridículo que eu nem achei importante escrever sobre. Faço minhas as palavras da publicação recente de Nathaniel Whittemore.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 07/01/2020 - 14:00

Cotações Crypto
Pela Web