Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O que está mexendo com os mercados? Veja as principais notícias desta tarde

28/01/2021 - 13:25
Mercado de Ações
Os negócios refletiam o clima positivo em Wall Street, cujos principais indicadores avançavam (Imagem: Pixabay)

1 – Petrobras e ações do mercado doméstico lideram alta

Ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e de empresas ligadas ao mercado doméstico lideravam os ganhos do Ibovespa (IBOV), que nesta quinta-feira esboçava rumar para a primeira alta em sete sessões.

Às 12:15, o principal índice acionário brasileiro mostrava valorização de 1,6%, aos 117.781,92 pontos. O giro financeiro somava 12,1 bilhões de reais.

Os negócios refletiam o clima positivo em Wall Street, cujos principais indicadores avançavam após o pior dia em três meses, mesmo após a primeira leitura do PIB nos Estados Unidos do quarto trimestre, com alta de 4%, ter vindo um pouco abaixo da previsão média do mercado.

Lá, prevalecia o otimismo com dados de pedidos de seguro-desemprego abaixo do esperado e resultados trimestrais. Na véspera, após o fechamento das bolsas, Apple, Facebook e Tesla divulgaram receitas acima do esperado por analistas.

Para profissionais do mercado, a correção recente no Ibovespa, após ter atingido novas máximas históricas no começo do mês, abriu espaço para recuperação de algumas ações.

“Mas as preocupações com o aumento do número de casos de Covid-19 e seus desdobramentos em vários países seguem pesando sobre os negócios”, apontou em relatório o departamento de pesquisa econômica do Bradesco.

2 – Dólar oscila com exterior e dados locais

dólar oscilava com viés de alta no fim da manhã desta quinta-feira, depois de chegar a subir mais de 1% e cair 0,2%, acompanhando perda de fôlego da moeda norte-americana no exterior, enquanto investidores digeriam dados melhores sobre mercado de trabalho doméstico, desdobramentos políticos em Brasília e avanço da Covid-19 no Brasil.

A intensificação das rolagens de contratos futuros e opções, típicas de fim de mês, colaborava para a volatilidade do mercado.

Às 11:50, o dólar avançava 0,35%, a 5,4220 reais na venda, após tocar 5,4616 reais na máxima do dia, salto de 1,08%. Na mínima, a moeda marcou 5,3907 reais, queda de 0,23%.

3 – PIB dos EUA tem contração em 2020

economia dos Estados Unidos contraiu no ritmo mais forte desde a Segunda Guerra Mundial em 2020, uma vez que a Covid-19 devastou fornecedores de serviços como restaurantes e companhias aéreas, deixando milhões de norte-americanos sem trabalho e na pobreza.

O dado do Departamento do Comércio sobre o Produto Interno Bruto no quarto trimestre divulgado nesta quinta-feira também mostrou que a recuperação da pandemia perdeu força no final do ano em meio ao ressurgimento das infecções por coronavírus e esgotamento do alívio de quase 3 trilhões de dólares do governo.

4 – Brasil tem menor perda de vagas em dezembro desde 1995

Brasil fechou 67.906 vagas formais de trabalho em dezembro, na menor perda para o mês desde 1995, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia.

Jair Bolsonaro
O presidente Jair Bolsonaro defendeu abertamente, mais uma vez, a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara (Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

Apesar do saldo negativo em dezembro, que obedece a efeito sazonal, no ano, marcado por grave crise econômica em meio à pandemia da Covid-19, houve criação líquida de 142.690 vagas –resultado de 15.166.221 admissões contra 15.023.531 desligamentos com ajustes até dezembro do ano passado.

5 – Bolsonaro volta a pedir eleição de Arthur Lira

O presidente Jair Bolsonaro defendeu abertamente, mais uma vez, a eleição do deputado Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara, ao discursar nesta quinta-feira em evento na divisa entre Alagoas e Sergipe.

“Se Deus quiser, na segunda-feira teremos segundo homem na linha hierárquica do Brasil, eleito aqui no Nordeste pela Câmara dos Deputados, o deputado Arthur lira, se Deus quiser o nosso presidente”, disse Bolsonaro.

Lira, que tem como principal opositor o deputado Baleia Rossi (MDB-SP), candidato apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), aliou-se a Bolsonaro para concorrer ao cargo. No momento, o deputado alagoano parece estar na liderança da eleição, que acontece na segunda-feira.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 28/01/2021 - 13:25

Cotações Crypto
Pela Web