Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

O que está movimentando os mercados nesta tarde? Veja as principais notícias

12/11/2020 - 13:30
Ibovespa
A bolsa paulista não mostrava um tendência clara nos primeiros negócios desta quinta-feira, em meio a movimentos de realização de lucros em bolsas (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

1 – Ibovespa cai com exterior negativo

A bolsa paulista não mostrava um tendência clara nos primeiros negócios desta quinta-feira, em meio a movimentos de realização de lucros em bolsas na Europa e futuros acionários norte-americanos, com uma bateria de balanços locais também no radar.

No Brasil, agentes financeiros tem uma pauta cheia de balanços para repercutir, entre eles o de  JBS (JBSS3), Via Varejo (VVAR3), Marfrig (MRFG3), MRV (MRVE3), Rumo (RAIL3) e CCR (CCRO3)

Nos EUA, S&P 500 e o Dow Jones recuavam na abertura desta quinta-feira diante do aumento das infecções por coronavírus nos Estados Unidos e com os investidores avaliando o cronograma para a distribuição de uma vacina efetiva.

O Dow Jones Industrial Average caía 0,56% na abertura, enquanto o S&P 500 começou em baixa de 0,28% e o Nasdaq Composite ganhava 0,14%.

2 – PIB pode crescer 4%, diz Guedes

O ministro da EconomiaPaulo Guedes, estimou nesta quinta-feira que o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro pode subir até 4% no ano que vem, e voltou a avaliar que a retomada pós-crise está surpreendendo-o, citando arrecadação “extraordinária” neste mês.

“Brasil deve voltar a ter crescimento para 3%, 3,5%, pode chegar a 4% ano que vem”, afirmou ele, ao participar de evento online promovido pela Abras, associação de supermercados.

No Boletim Focus mais recente, feito pelo Banco Central junto a uma centena de economistas, a perspectiva é de alta de 3,31% do PIB no ano que vem. Oficialmente, o Ministério da Economia prevê avanço de 3,2% para a atividade econômica em 2021.

3 – Via Varejo reverte prejuízo; ações caem

Via Varejo (VVAR3) registrou lucro líquido contábil de 590 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo prejuízo de 346 milhões de reais um ano antes, com forte crescimento nas vendas online na esteira da pandemia de Covid-19, em resultado também influenciado por créditos fiscais.

O lucro operacional ficou em 100 milhões de reais, de prejuízo de 208 milhões no terceiro trimestre de 2019, segundo os dados divulgados na noite de quarta-feira.

As vendas pela métrica GMV, considerando e-commerce (marketplace e canal online Via Varejo) e lojas físicas, alcançaram 10 bilhões de reais de julho a setembro, alta de 43,4% ano a ano, com o GMV apenas do comércio eletrônico saltando 218,7%, para 4,1 bilhões de reais.

Apesar disso, as ações da varejista caiam 1,49%, a R$ 18,55.

4 – PIB do Reino Unido perde força e produção industrial na zona do euro tem queda

economia britânica cresceu 1,1% em setembro na comparação com agosto, abaixo do esperado mesmo antes das mais recentes restrições a empresas devido à Covid-19, ficando atrás de outros países em sua recuperação do choque da pandemia.

Analistas consultados pela Reuters esperavam que a expansão desacelerasse a 1,5% em setembro. Os dados oficiais desta quinta-feira destacam que a economia deve voltar a contrair conforme 2020 chega ao fim, em meio ainda à incerteza sobre um prazo de 31 de dezembro para o acordo do Brexit.

Entre julho e setembro, o Produto Interno Bruto cresceu um recorde de 15,5% sobre o trimestre anterior. Mas isso não foi suficiente para compensar as perdas de quase 20% no segundo trimestre, que incluiu o primeiro lockdown.

União Europeia Bandeiras Europa
Más notícias da Europa: a agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse nesta quinta-feira que a produção industrial nos 19 países que usam o euro (Imagem: Reuters/Yves Herman)

Além disso, a produção industrial da zona do euro caiu inesperadamente em setembro, pressionada pelo forte recuo na fabricação de bens de consumo duráveis, dando um tom negativo para um trimestre que havia começado forte.

A agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, disse nesta quinta-feira que a produção industrial nos 19 países que usam o euro caiu 0,4% em setembro sobre o mês anterior, com uma queda de 6,8% na base anual.

As expectativas em pesquisa da Reuters eram respectivamente de aumento de 0,7% e queda de 5,8%.

5 – Serviços do Brasil tem 4ª alta seguida em setembro

O volume do setor de serviços brasileiro cresceu em setembro pelo quarto mês seguido, mas ainda encontra dificuldades para recuperar as perdas acumuladas no ápice da pandemia de coronavírus.

No mês, o volume apresentou avanço de 1,8% na comparação com agosto, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado do setor, que tem importante peso sobre o Produto Interno Bruto do país, ficou acima da expectativa em pesquisa da Reuters de alta de 1,1%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 12/11/2020 - 13:38

Cotações Crypto
Pela Web