O que podemos aprender com grandes CEOs de startups de blockchain

08/12/2019 - 13:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
CEOs compartilham suas considerações em relação à adesão e ao desenvolvimento da nova tecnologia (Imagem: Brave New Coin)

Entrei em contato com mais de 30 CEOs de startups de blockchain em todo o mundo e fiz algumas perguntas simples. Eu não esperava que alguém respondesse, mas quase todos me retornaram.

Eu recebi tanto respostas curtas como respostas longas. Muitas delas foram inspiradores. Todas foram atenciosas.

Esses pioneiros (talvez não seja algo surpreendente) têm mente aberta e estão dispostos a compartilhar suas experiências e ideias. Eu ouvi ideias que me fizeram pensar. Foram palavras claras e agradáveis que ultrapassaram a neblina da exuberância eufórica que vimos anteriormente.

São apenas algumas considerações de pessoas que estão mudando o mundo, fornecendo um vislumbre (e talvez uma boa vantagem) do que está por vir. Aqui está o que eu aprendi.

Confira as respostas dos grandes CEOs e fundadores das empresas em relação à fase atual da tecnologia de blockchain e de criptoativos (Imagem: Pixabay)

1. Onde estamos?

“A fuga épica de 2018 e o declínio de 2018 sumiram (esperamos!). A confiança está voltando e projetos de blockchain respeitáveis estão avançando. Estamos entrando em uma nova fase de adesão enquanto a experimentação mundial e as regulações locais estão acelerando. Grandes players financeiros e bancários estão entrando no mercado, além de instituições de prestígio (Yale, MIT) e fundos de capital de risco como o líder do Vale do Silício Andreessen-Horowitz (a16z). Não estamos mais na fase de empolgação, mas, como definiria o “ciclo de empolgação” da Gartner, estamos saindo do pico de expectativas infladas e entrando em uma fase de desilusão.”

Pierre-Alexandre Picard, cofundador da Predicoin

“O blockchain está na fase de encorajamento de seu desenvolvimento. Assim como a adesão da computação em nuvem ou a migração inicial para a internet, as mudanças tectônicas iniciais no mercado (e nas atitudes) enfrentam muita resistência e muita negação. O economista Nouriel Roubini dedicou 37 páginas para reclamar e denunciar que os criptoativos e o blockchain são sensacionalistas e criminosos. O fato de que isso incomoda os pensadores já conhecidos significa que a mudança cultural para uma era de alta confiança e de menor fricção está a caminho.”

Dante Disparte, fundador da Risk Cooperative

Obstáculos

“Líderes, inovadores e reguladores da indústria devem reunir forças para estabelecer um padrão ao qual todos possam concordar e aderir. Não podemos operar fora dos nossos sistemas políticos e econômicos. De fato, o blockchain está aqui para ficar, mas não vai conseguir sobreviver se os inovadores de tecnologia se recusarem a entender ou não se educarem sobre a economia e a política. Eles simplesmente vão morrer na praia antes de chegarmos a qualquer lugar.”

Yassine Anadam, cofundador da Credits

Progresso estável

“No bitcoin, temos tanto SegWit (“testemunha segregada”: atualização de protocolo implementada para fornecer proteção da maleabilidade de transações e aumentar a capacidade do bloco) e da adesão crescente da Lightning Network, que vai diminuir as taxas de transações. Na Ethereum, temos sharding (partição de dados), Plasma (estrutura de escalabilidade em segunda camada) e side-chains que basicamente permitem escalabilidade infinita. De uma perspectiva econômica, o que ainda faltam são incentivos apropriados. O que mais me anima é o desenvolvimento de melhores incentivos e mecanismos de recompensa para os criptousuários.”

Pedro Febrero, fundador da Bityond

A definição de “sucesso” é diferente para cada representante. Confira o que cada um tem a dizer (Imagem: Pixabay)

2. Qual é a cara do sucesso? (Dica: não é só sobre o dinheiro)

É fácil ler um artigo de jornal e fazer um rápido julgamento sobre o estado do blockchain sem entender qualquer coisa sobre ele. É fácil ser cínico, mas não sabemos o que está acontecendo atrás das cortinas.

Existem milhares de pessoas dando seu sangue e suor para uma indústria que vai modelar nosso futuro. Não deixe que as visões negativas de alguém influencie sua opinião. Esses pioneiros estão preparados para a longa jornada.

“Eu diria que meus projetos são bem-sucedidos se eu conseguisse convencer alguém fora do meio que é hora de mudar nosso sistema monetário. Agora as ferramentas estão disponíveis para nós para mudar o mundo e ajudar a criar um futuro melhor para todos.”

Graeme Conradie, CEO da DNX Community

“Para mim, o sucesso é quando olho em volta e vejo que uma mudança positiva foi feita no mundo por conta do empenho de nossa equipe, de nossos parceiros e de nossa comunidade.”

Chris Butler, CEO da URallowance

“Foque no impacto a longo prazo em vez da flutuação e especulação de preço a curto prazo.”

Simon Zhu, CEO e cofundador da BitMovio

“Não tenha pressa. Reputação demanda trabalho e tempo árduo. Sua trajetória sempre vai te preceder. Foque em entregar. O mundo precisa de fazedores. Se você fizer, o sucesso vai ser uma consequência natural.”

Paulo Rodrigues, CEO da Stealth Mode

“O caminho para o sucesso consiste em uma combinação de esforços. Esses são ingredientes de sucesso: desejo, fé, conhecimento especializado, imaginação, planejamento organizado e, é claro, persistência.”

Bogdan Maslesa, fundador e CEO da UniversalCrypto

“O universo do blockchain é um grande facilitador para a indústria de serviços financeiros. Fornece a capacidade de ajudar microempresas e grandes multinacionais. Não é discriminatório e ajuda a população geral a participar no mesmo nível que as grandes instituições financeiras. De forma natural, nós estamos mais empolgados em tokenizar valores mobiliários e trazer um novo futuro e uma nova oportunidade para as empresas, tanto localmente quanto internacionalmente.”

Michael Kessler, CEO da Tokenise

“No fim do dia, nos consideramos bem-sucedidos se conseguirmos tornar a vida dos nossos usuários mais fácil.”

Mickaël Fourgeaud, CEO da Primablock

É necessário conhecimento, coragem e disposição para tentar fazer com que seu negócio dê certo, já que não existe fórmula mágica (Imagem: Pixabay)

3. São negócios, imbecil!

Muitas startups vão à falência. Construir uma empresa é difícil. Quase ninguém com quem falei mencionou algo sobre sucesso financeiro (apesar de ser importante).

Em vez disso, enfatizaram o progresso estável a longo prazo e todos os diversos fatores necessários para comandar um negócio de sucesso. Produza. Não há sucesso da noite para o dia e, apesar das valorações ridículas e das ofertas iniciais de moeda (ICOs) que vimos nos últimos anos, a poeira está baixando, e só alguns vão permanecer.

É importante ter em mente que, enquanto o blockchain é inovador, ele deve seguir as mesmas regras que a maioria dos negócios. Eles precisam encontrar bons talentos, construir fortes culturas, pôr a mão na massa e adicionar valor real.

“Muitos profissionais de blockchain nesse universo não possuem fundamentos de negócio, como modelos de valoração, habilidades de gestão de pessoas e melhores práticas de gestão ágil de projetos, que depois os impedem de se tornarem comercialmente bem-sucedidos.”

Daniel Santos, cofundador da DARA

“Eu acho que no mundo atual, todos esperam por resultados instantâneos, especialmente em relação a novas tecnologias. A realidade é que, mesmo se as tecnologias forem ultrarrápidas e oferecerem novas soluções (assim como o blockchain, por exemplo), não podemos nos esquecer de alguns fundamentos básicos que atenderam a comunidade empresarial durante séculos. Do nosso ponto de vista, o sucesso vem da criação de uma empresa sustentável a longo prazo que não seja dependente de promoção ou se alimente apenas de uma bolha especulativa. É melhor tentar e trabalhar com o estabelecimento financeiro/empresarial em vez de ir contra ele. Vão existir alguns “criptoanarquistas” que vão discordar comigo, mas quando você adota uma perspectiva fixa sobre qualquer coisa, você vai limitar suas oportunidades em vez de aumentá-las.”

David Honeyman, CEO da Lendo

“Lembre-se que o blockchain não é o princípio e o fim de tudo. É um facilitador, mas existem outras coisas por aí que precisam ser levadas em consideração e você deve olhar para os conceitos de forma holística em vez de por meio de uma visão limitada.”

Michael Kessler, CEO da Tokenise

“Tenha certeza de que seu caso de uso é verdadeiro antes de mergulhar em uma oportunidade. Eu acho que, quando a poeira baixar, nós não vamos falar mais sobre ‘desenvolvimento de blockchain’, e sim apenas em desenvolvimento. Quando isso acontecer, você vai querer estar no lado sustentável desse argumento.”

Mike Scott, CEO e fundador da NONA

“Como todas as tecnologias, existem prós e contras. A internet foi uma bênção e uma maldição. Então, use a internet e as tecnologias de blockchain com sabedoria. Observe os produtos úteis em vez de tomar carona. Não crie a roda novamente. Olhe para o panorama geral do que está sendo feito e sua taxa de sucesso. Use-o com o conjunto de novas tecnologias, como a Internet das Coisas e a inteligência artificial. É isso o que vai tornar o blockchain potente. De forma simples como a integração de tags baseadas em RFID (tipo de sistema de rastreamento que usa códigos de barras para identificar itens) para detectar dispositivos, o blockchain também pode ser o transportador de bits de dados, que seja genuíno e rápido.”

Dr. Ojas Kikani, fundador da Yogin

De acordo com os CEOs, quais são as perspectivas de sucesso para as infraestruturas de blockchain? (Imagem: Pixabay)

4. O que vemos no horizonte?

Há muito pessimismo na indústria: Ethereum nunca vai escalar, o preço do bitcoin é muito volátil para torná-lo útil, os governos estão atrapalhando o progresso etc. Mas existem muitas pessoas inteligentes trabalhando para solucionar esses problemas.

Eu perguntei a todos pelo que eles estão mais empolgados e eu ouvi várias coisas parecidas: trocas atômicas, maior escalabilidade, mais apoio institucional, melhor infraestrutura, stablecoins, adesão de usuários, a tokenização de ativos (STOs) e mais.

“Atualmente, tokens não fungíveis (NFTs) e a tokenização de ativos é o mais empolgante. Ainda estamos nos estágios iniciais mais, a cada dia, temos mais desenvolvimentos. Por exemplo, o projeto do ERC-1155 é fascinante. Os desenvolvedores envolvidos planejam solucionar o problema da escalabilidade ao fundir o uso de tokens fungíveis e não fungíveis. Uma clara vantagem do trabalho feito é a troca de múltiplos tokens não fungíveis (ERC-271) em apenas uma transação.”

Marc Couzic, CEO da Fieldcoin

“A coisa mais interessante para nós no universo blockchain é a aceitação e adesão gradual do blockchain no mundo dos serviços financeiros. Estamos vendo o teste da autoridade reguladora britânica (FCA) de novos produtos financeiros como “títulos inteligentes” em um ambiente receptivo, em vez de ser hostil em relação à nova tecnologia.”

David Honeyman, CEO da Lendo

“Stablecoins. E saber que existem tantas pessoas talentosas nesse universo me deixa superempolgado sobre quais produtos vão ser lançados nos próximos cinco anos.”

Paulo Rodrigues, CEO da Stealth Mode

“Eu espero a aceitação mundial dos criptoativos e de seu uso correto. A tecnologia de blockchain já foi reconhecida. Agora é a hora dos criptoativos.”

Rashid Yussup, CEO da Taklimakan Network

“Estou empolgada sobre os desenvolvimentos de infraestrutura de camadas, que vão melhorar a velocidade e a escalabilidade para que os blockchains possam lidar com o uso da rede em grande escala. Também estou muito empolgada para ver aplicações inovadoras da tecnologia que solucionem problemas no mundo real. Sobretudo, eu acho que é maravilhoso que várias mentes brilhantes estão trabalhando nesse universo, o que me mantém inspirada todos os dias!”

Jess Houlgrave, cofundadora da Codex Protocol

“O que mais me empolga é a tokenização de ativos, especialmente no universo da propriedade intelectual. Ao tokenizar a propriedade intelectual e permitir a negociação eficaz desses tokens, algumas coisas vão acontecer: 1) o acesso vai ser ampliado para todos por meio de governança fracionária e pela abertura de um mercado global com negociação 24 horas por dia e sete dias por semana; 2) o valor vai ser desbloqueado pelo desagrupamento e pela tokenização de governança e direitos de utilidade separadamente. Por exemplo, no universo do entretenimento, donos de propriedades intelectuais de filmes e música não têm como tokenizar os direitos de forma fácil. Contratos inteligentes tornam a governança, a utilização e a distribuição de valor programável por meio da tokenização.”

Jeffrey Huang, CEO da Mithril e criador da Machi X

Não há caminho de volta

Blockchain e criptoativos estão em ascensão e estão aqui para ficar. Várias empresas convencionais por todas as indústrias, das finanças para a cadeia de fornecimento para a manufatura até o sistema de saúde, começaram a entender essas vantagens comerciais.

É claro que o futuro não é determinado, assim como a velocidade em que um avanço tecnológico progride. Mas o consenso é que nós atingimos um caminho sem volta. A adesão tanto pelos usuários como pelas empresas está vindo.

“Avançamos ao ponto em que o movimento não pode parar. O fogo está aceso. Agora é com a gente para modelar esse futuro.”

Graeme Conradie, CEO da DNX Community

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 31/05/2020 - 15:27

Cotações Crypto
Pela Web