O que são criptomoedas de meme e por que elas dividem opiniões no mercado cripto

Vitória Martini
26/06/2022 - 15:34
Criptomoedas
Dogecoin e Shiba Inu Coin, duas moedas sobre cães da raça Shiba Inu, são as criptomoedas de meme mais conhecidas. (Imagem: Unsplash/Synsia Fan)

As criptomoedas de meme são projetos de moedas virtuais com alguma ligação a elementos da cultura pop, e que se popularizaram no mercado cripto nos últimos anos, mas nem sempre pelos melhores motivos.

O propósito dessas criptomoedas varia desde comédia, como Slap Coin — moeda que registrou o tapa de Will Smith em Chris Rock, na cerimônia do Oscar deste ano — até esquemas fraudulentos, como Squid Game Coin, token não oficial baseado na série da Netflix “Round 6”.

Embora Slap Coin e Squid Game Coin não tenham ficado amplamente conhecidas, outras criptomoedas de meme ganharam espaço no mercado cripto, como no caso de Dogecoin (DOGE) e Shiba Inu Coin (SHIB).

Dados do CoinMarketCap apontam que as criptomoedas de meme tinham US$ 18 bilhões em capitalização de mercado, em 20 de maio.

As duas criptos dessa categoria ligadas a memes de cães da raça Shiba Inu são responsáveis pela grande maioria desse valor. Dogecoin representa mais de 60% da capitalização de mercado das criptomoedas de meme, enquanto Shiba Inu Coin é responsável por 35%.

Assim como demais moedas virtuais, as criptomoedas de meme não são imunes à volatilidade. Estas podem subir quando são listadas em corretoras, quando são aceitas como formas de pagamento ou ainda por algum evento pontual.

Em 2021, o time americano de basquete Dallas Mavericks, do bilionário Mark Cuban, comunicou que passaria a aceitar Dogecoin como pagamento para compra de ingressos.

No início deste ano, a Tesla (TSLA; TSLA34), companhia de veículos elétricos de Elon Musk, passou a aceitar a mesma criptomoeda de meme como pagamento para itens de merchandising.

Os dois acontecimentos impulsionaram o preço de DOGE na época.

Criptomoedas de meme exigem atenção

Visto que acontecimentos específicos, como o tapa de Will Smith em Chris Rock, podem motivar a criação de tokens, é preciso estar atento às criptomoedas de meme, já que elas são mais suscetíveis a tentativas de fraude.

Segundo Yahoo Finance, foram observados aumentos repentinos em volume dessas criptomoedas em momentos em que elas tinham maior visibilidade, como quando Elon Musk apresentou o programa televisivo Saturday Night Live, em 2021.

Naquele dia, o bilionário, que se autoproclamou “Dogefather” (“O pai de Doge”, em tradução livre”), disse que a criptomoeda era um caminho mais rápido para ganhar dinheiro, fazendo o preço de DOGE disparar.

No entanto, o aumento foi efêmero, pois, logo em seguida, dogecoin caiu dramaticamente — uma perda da qual ainda não se recuperou.

Embora as criptomoedas de meme sejam defendidas por alguns negociadores no mercado cripto, sem o empurrão de investidores institucionais ou a capacidade para ser mais eficiente em transações, essas moedas podem não alcançar o mesmo valor ou nível de adoção que outras criptomoedas ou stablecoins.

*Com informações de Yahoo Finance

Siga o Crypto Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas, analistas e leitores do Crypto Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no mundo cripto. Siga agora a página do Crypto Times no Facebook!

Disclaimer

O Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Vitória Martini - 26/06/2022 - 15:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto