OFAC quer tirar proveito das ferramentas de análise da Chainalysis

27/05/2021 - 16:11
Traduzido e editado por Vitória Tonetti Martini
OFAC quer usar uma aplicação on-line de rastreamento de blockchain “para equipar investigadores em seu Escritório de Objetivos Globais (OGT) para analisar e monitorar transações de moedas virtuais” (Imagem: Twitter/Treasury Department)

A Agência de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que é parte do Departamento do Tesouro, quer utilizar o software da Chainalysis para “pesquisa crítica à sua missão”.

Um novo comunicado público datado de 26 de maio delineia a intenção da OFAC de inscrever-se na plataforma da Chainalysis para cumprir seus propósitos.

A Agência quer usar uma aplicação on-line de rastreamento de blockchain “para equipar investigadores em seu Escritório de Objetivos Globais (OGT) para analisar e monitorar transações de moedas virtuais”.

A OFAC planeja usar essa informação para identificar pessoas ou instituições que possam ser colocadas na Lista de Cidadãos e Empresas Nacionais Especialmente Designados e Pessoas Bloqueadas (SDN) como parte de suas tentativas para sanções cibernéticas.

Primeiro, a OFAC divulgou uma busca por fontes de ferramentas de análise de blockchain, no início deste mês, quando listou características específicas que a Chainalysis fornece: agrupamento de endereços, explorador de carteiras,  mapeamento do fluxo de transações e gráficos, e análise do comportamento do usuário e dados do mercado.

“Além disso, o uso da Chainalysis por parceiros principais da indústria, do governo dos Estados Unidos e por parceiros estrangeiros necessita da utilização da mesma ferramenta pela OFAC, para que seja possível colaborar de maneira fácil e ininterrupta com esses parceiros, em investigações e inquéritos antilavagem de dinheiro e antiterrorismo financeiro”, consta no comunicado.

Com o uso das ferramentas da Chainalysis, a OFAC quer que seus funcionários também tirem proveito de seus cursos de treinamento. Além do suporte de caso e de outras funcionalidades, a OFAC deseja ter acesso ao “Pacote de Treinamento para Obtenção de Certificado” e ao “Treinamento de Especialista”. 

A Agência poderá usar o serviço durante os próximos cinco anos. O comunicado cita um período base para o início, que começa em 15 de julho deste ano e termina em 14 de julho de 2022.

Em seguida, lista quatro “opções de períodos” com as mesmas datas, cada uma com duração de um ano. A última data de expiração é 14 de julho de 2026.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Tonetti Martini - 27/05/2021 - 16:11

Cotações Crypto
Pela Web