Eleições

Oposição da Venezuela vence disputa por governo estadual de Barinas

10 jan 2022, 10:45 - atualizado em 10 jan 2022, 10:45
O Estado tem cerca de 600 mil eleitores registrados (Imagem: REUTERS/Leonardo Fernandez Viloria)

Um candidato de oposição na Venezuela ganhou uma eleição para governador do Estado de Barinas, terra natal do ex-líder Hugo Chávez, encerrando 22 anos de governo do Partido Socialista na região.

A eleição em Barinas, uma reprise das eleições de novembro para o cargo de governador estadual, não altera o controle da maioria dos Estados do país pelo Partido Socialista, mas representa uma vitória simbólica para a fragmentada oposição.

“O triunfo é para Barinas e para toda a Venezuela”, disse o candidato de oposição vitorioso Sérgio Garrido à Reuters.

No ano passado, Argenis Chávez –irmão do ex-líder– disputou a eleição pelo partido do governo, mas não saiu vitorioso.

Ao invés disso, a Suprema Corte ordenou que a eleição fosse repetida após desclassificar a candidatura de oposição de Freddy Superlano.

A decisão seguiu um decreto feito pela Controladoria-Geral do país em agosto, afirmando que Superlano estava sendo investigado administrativamente e não estava apto a concorrer.

O irmão de Chávez desistiu da disputa e foi substituído pelo ex-ministro das Relações Exteriores do país Jorge Arreaza, que competiu contra Garrido.

Garrido conquistou 55,36% dos votos, enquanto Arreaza recebeu 41,27%, segundo afirmaram os representantes estaduais de Barinas no Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela em uma mensagem transmitida no canal estatal de televisão.

O Estado tem cerca de 600 mil eleitores registrados.

O Partido Socialista conquistou 19 governos dos 23 Estados da Venezuela em novembro, enquanto a oposição venceu em três.

Mas o partido governista viu o número de votos recebidos cair para 3,9 milhões nas eleições de novembro, de acordo com as autoridades eleitorais, ante 5,9 milhões de votos durante as eleições regionais de 2017.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.