Os 7 maiores erros ao negociar criptoativos

19/01/2020 - 15:00
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
crise financeira
Ao evitar cometer esses erros, você pode estar a caminho de se tornar um day trader mais responsável (Imagem: Medium/Abdullah Al-Basha)

Por Akbar Thobhani, CEO of SFOX

Criptoativos de day trading (compra e venda de uma posição no mesmo dia) talvez possam resultar em enormes lucros mas, se você não sabe o que está fazendo, pode resultar em grandes perdas.

Reunimos sete dos erros mais custosos no day trading a serem evitados. Ao evitar cometê-los, você pode estar a caminho de se tornar um day trader mais responsável.

1º erro: negociar por medo de perder uma oportunidade ou por dúvida

Quando você negocia com base nas suas emoções em vez em análise, são grandes as chances de você perder dinheiro antes de comprar. Se você não tiver cuidado, ciclos e fóruns de notícias vão ocultar tudo menos suas emoções.

Talvez você lembre quando, graças ao Wall Street Journal, todos pensavam que a SEC fosse se reunir em maio de 2018 para decidir se ether era um valor mobiliário ou não.

Se você tivesse configurado uma grande posição em ether antes do dia 7 de maio, você teria se decepcionado quando o preço caiu de cerca de US$ 793 dólares para aproximadamente US$ 743 após a notícia de que não teria reunião alguma.

ETHUSD bnc
Preço do ether do dia 2 de maio ao dia 14 de junho (Imagem: Bitinfocharts)

E você teria se decepcionado mais ainda quando percebesse que o preço do ether ainda precisa se recuperar para o preço em que você o comprou inicialmente.

Você poderia tentar fazer o seguinte: desenvolva sua própria estratégia de day trading com medidores e regras que você entende e pelas quais assume responsabilidade.

Então, leia as notícias, mas leia com cuidado — e tente não tomar nenhuma decisão de negociação baseada em rumores que possam ser desmentidos no dia seguinte. Você não deve comprar só porque vê o aumento de preço e por conta do medo de perder uma oportunidade.

Pense em avaliar suas regras ao longo do tempo: analise seu desempenho e reúna dados sobre quais regras resultam em ganho de dinheiro e quais resultam em perda de dinheiro.

Não tenha medo de alterar as regras que geram perda. Atualizar as regras de uma forma que gere resultados pode te ajudar a se manter disciplinado e resistente ao medo de perder oportunidades e à incerteza.

estatísticas gráfico mercado
Ferramentas que certificam segurança podem não ser boas para day trading (Imagem: Medium/Christopher Kazakis)

2º erro: usar ferramentas inadequadas

Nem todos os produtos de criptoativos foram criados com o propósito de day trading e algumas podem limitar a capacidade de eficácia nesse tipo de negociação.

Carteiras são um ótimo exemplo. Muitas soluções de armazenamento de criptoativos — por exemplo, carteiras de hardware como Trezor e Ledger — foram desenvolvidas com o propósito de máxima segurança (e com motivo!), mas não podem ser usadas para day trading.

Isso é por conta da quantidade de tempo que leva para assinar e confirmar transações de carteiras, que pode atrasar suas negociações que você está tentando programar perfeitamente.

Você pode fazer o seguinte: mantenha os criptoativos que você usa para o day trading na corretora onde você está fazendo day trading.

Busque por ferramentas de segurança apropriadas para day trading: ferramentas com boa reputação (“whitelisting”) e suporte para U2F (segundo fator universal, para autenticação de código aberto).

gráfico onda estatística
Se você está preso em uma posição de iliquidez, você pode acabar perdendo uma ótima oportunidade de gerar lucros, que te força a continuar em uma posição por mais tempo do que o desejado (Imagem: Medium/Altcoins today)

3º erro: usar ferramentas inadequadas

Às vezes, pode ser mais fácil comprar uma posição do que vendê-la. Algumas corretoras são bastante ilíquidas: não têm ordens de compra suficientes para oferecer venda facilitada de seus criptoativos a um bom preço a qualquer instante.

Outras vezes, corretoras que geralmente têm um nível saudável de liquidez possam ter baixo volume de negociação — se você está negociando em um feriado ou final de semana, por exemplo.

Se você está preso em uma posição de iliquidez, você pode acabar perdendo uma ótima oportunidade de gerar lucros, que te força a continuar em uma posição por mais tempo do que o desejado.

Você pode fazer o seguinte: evitar intervalos em que você sabe que teve menos liquidez — madrugadas ou finais de semana — ao vender todas as suas posições todas as noites e durante os finais de semana.

Você também pode pensar em maximizar a liquidez que você tem acesso ao negociar em uma plataforma que permite que você acesse muitas corretoras ao mesmo tempo em vez de negociar em apenas uma ou duas corretoras específicas.

análise economia gráfico estatística mercado
Cuidado ao não dar foco apenas em indicadores técnicos e ignorar as notícias de mercado (Imagem: Pixabay/PIX1861)

4º erro: confiar demais em análises técnicas

Começamos este artigo dizendo que você deve pensar em desenvolver uma estratégia técnica para day trading em vez de negociar com base em suas emoções.

Apesar de isso ser verdade, também pode ser bem arriscado dar muito foco em indicadores técnicos e ignorar o que realmente está acontecendo no mercado.

Você pode ter, por exemplo, uma estratégia de day trading que utiliza diferenciais em criptoativos muito correlacionados: bitcoin e ether, por exemplo.

Se você acha que ambas são muito correlacionadas e você ver que o preço do ether está desproporcionalmente baixo, você pode comprar ether com a expectativa de que irá aumentar novamente a fim de restaurar sua relação típica com o bitcoin.

No entanto, esse pode ser o caso de contágio: o mercado inteiro pode estar em queda. Nesse caso, sua análise técnica pode ser sua derrota: você acabou de comprar uma posição que ainda está caindo.

análise tablet estatísticas investimento
Para não cometer erros, é recomendado se manter atualizado com as notícias e sentimento de mercado (Imagem: Pixabay/Pexels)

Você pode fazer o seguinte: tenha certeza de continuar lendo notícias sobre criptoativos e análises de preço, e não olhar apenas para os gráficos.

Apesar de que você não deveria ceder ao medo de perder uma oportunidade (FOMO) ou ao medo, incerteza e dúvida (FUD) gerados por muitos artigos de cripto, você ainda precisa das notícias para se manter informado sobre as condições de mercado.

Considere também configurar ordens de stop-loss (patamar de preço onde se encerra a operação com perda) para se certificar de que suas perdas serão mitigadas caso ocorra algum contágio.

Mantenha uma perspectiva crítica sobre os dados fornecidos pelas corretoras: análise técnica só é tão boa quanto os dados sendo analisados.

Ao analisar os números de volumes, por exemplo, pergunte a si mesmo: qual é a fonte dessa informação? Foi validada? Outros fatores podem estar distorcendo esse número? Além de olhar apenas aos números, é importante entender seu significado, o que sugerem e o que pode ter influenciado seus resultados.

computador finanças negócios mercado gráfico estatística moedas economia
É importante analisar o livro de oferta mais a fundo, e não observar apenas o que está no topo (Imagem: Pixabay/nattanan23)

5º erro: evitar analisar a diferença de preço (spread) corretora para a sua negociação

É fácil olhar para o topo do livro de oferta para a diferença de preço (spread) sem pensar nele e supor que isso representa o preço que você teria para a sua negociação.

O topo do livro de ordem vai te mostrar o menor preço em que alguém está disposto a vender um criptoativo e o melhor preço em que alguém está disposto a comprá-lo — mas isso não significa que você pode comprar ou vender a quantidade que você quer nesse preço.

Na verdade, a quantia de um criptoativo que as pessoas estão oferecendo comprar ou vender no topo do livro de ordem é bem pequena, o que significa que, se você está tentando comprar ou vender uma quantia maior, você terá que “ir mais fundo no livro de oferta”: encontrar uma contraparte que está oferecendo um preço que não é tão bom quanto “o preço de mercado”.

Pode ser tentador observar uma linha do gráfico e tentar negociar com base nela, mas isso não te dará informação alguma sobre a profundidade do livro de ordem de uma corretora. Isso significa que você provavelmente não vai conseguir quanto irá pagar por sua negociação.

Você pode fazer o seguinte: certifique-se de observar um livro de oferta de uma corretora para entender os verdadeiros preços que você pode obter pela quantidade de criptoativos que você está negociando.

Considere dividir sua oferta em pedaços menores para conseguir um melhor preço ou usar um algoritmo de negociação que permite que você realize uma oferta maior ou uma oferta ilegal no topo do livro de oferta.

bitcoin estatística computador gráfico
É um erro drástico confiar em uma alta recente e não considerar o histórico do criptoativo como um todo (Imagem: Pixabay/RoyBuri)

6º erro: não usar estratégias adequadas para hedging

É possível que gerenciamento de risco seja o aspecto mais importante e mais negligenciado de day trading. Se você não sabe calcular seu valor em risco ou usar diversas corretoras para fazer o hedge de suas negociações, você está se expondo a riscos.

Digamos que você está analisando o gráfico de bitcoin e percebe vários gráficos de vela (candlesticks) Doji, um indicador clássico de indecisão no mercado.

Você sente, com base em alguns outros indicadores, que o preço está para aumentar, então você compra mais bitcoins.

Mas, infelizmente, a decisão causa o efeito contrário e você perde dinheiro (mas, com sorte, não muito, já que você configurou ofertas de stop-loss!).

Você pode fazer o seguinte: compre e venda em diversas corretoras. Depois, quando você perceber esses momentos de indecisão no mercado, compre mais do criptoativo na corretora com o menor preço, enquanto, de forma simultânea, vende uma parte na corretora com o maior preço.

Assim, seu risco é diminuído: se o preço aumentar, você ganha dinheiro; se cair, você pode comprar novamente a um preço baixo.

celular computador finanças análise economia mercado gráfico estatística preço
Antes de começar a fazer day trading, é necessário analisar piamente se é a melhor estratégia de negociação para você (Imagem: Pixabay/FirmBee)

7º erro: day trading?

Não estamos brincando! Assim como as seis sugestões acima, day trading, de forma eficaz, demanda muito tempo e esforço, além de poder te tornar míope às tendências do mercado a longo prazo.

Por exemplo, digamos que você está negociando bitcoin e tem uma regra de que vai vender sua posição se o preço atingir 10% sobre o preço pelo qual você o comprou.

Então, se o bitcoin atingir essa marca, como um bom day trader, você pode seguir suas regras de forma rígida e vendê-lo. Mas, em seguida, de repente, o preço continua subindo conforme o mercado continua a reconhecer o valor do bitcoin.

Ao focar em day trading, você perdeu lucros possivelmente maiores.

Você pode fazer o seguinte: se você acredita no propósito, na tecnologia e no valor propostos por um criptoativo específico, você pode tentar considerar comprar e detê-lo a longo prazo. É uma chance de você se estressar menos e lucrar mais do que fazer day trading.

estatística gráfico
Quanto mais ferramentas você tiver, melhores resultados você terá (Imagem: Pixabay/wynpnt)

Ter paciência vale a pena

O termo “day trading” sugere realizar, freneticamente, negociações a cada minuto.

Mas, conforme demonstrado pelos erros acima, o sucesso em day trading não necessariamente vem em busca de uma possível nova negociação a cada segundo: você talvez pode obter mais sucesso simplesmente ao ficar à vontade, encontrar oportunidades que te deem confiança e realizar algumas negociações dia sim, dia não.

Se você tem interesse em começar a fazer day trading, leia nosso guia sobre como negociar, para iniciantes. Quanto mais armamentos de informação você tiver antes de começar, mais bem-equipado você vai estar quando entrar no mercado.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 17/01/2020 - 16:39

Cotações Crypto
Pela Web