Os ETFs mais rentáveis de 2021 são de criptoativos

Leonardo Rubinstein Cavalcanti
27/12/2021 - 16:19
criptomoedas
(Imagem: Unsplash/Quantitatives.io)

Na lista de todos os ETFs mais rentáveis do ano, os de cripto estão no topo. A lista considera os ETFs listados na B3, com rentabilidade acumulada até 20 de dezembro. Lembrando que, para ETFs lançados em 2021, a rentabilidade acumulada no ano é a rentabilidade acumulada desde o início do fundo.

O campeão é o QBTC11, primeiro ETF de bitcoin da América Latina, lançado em junho pela QR Asset, com 75,65% no ano. Em seguida vem o QETH11, primeiro ETF de ethereum da América Latina, lançado pela QR Asset em agosto, com 64,76%, e, em terceiro, o IVVB11, lançado pela Blackrock Brasil em 2014, com 35,39%. 

É interessante lembrar que, em novembro deste ano, a Economatica divulgou um estudo em que os ETFs de cripto lideravam apenas no recorte de ETFs lançados em 2021. Agora, incluindo o mês de dezembro, os ETFs de cripto já dominam a lista geral de rentabilidade no ano. 

Isso mostra a evolução rápida dos produtos regulados de cripto no Brasil. Alexandre Ludolf, diretor de investimentos da QR Asset Management diz ser algo revolucionário:

 “É revolucionário para o mercado ter produtos regulados, altamente líquidos e de fácil acesso para exposição em criptoativos. Hoje em dia, qualquer cidadão com acesso a um home broker pode se expor a essa classe de ativos por menos de R$ 100.” 

Segundo ele, o mercado de criptoativos têm, até o momento, um dos melhores desempenhos entre todas as classes de ativo no ano, e os ativos mais sólidos do setor tiveram excelente desempenho tanto em dólar, como em real. 

O bitcoin, com sua política monetária imutável, tem se comportado como um hedge duplo na visão de Ludolf, com proteção inflacionária e resistente a crises políticas. E o ether, ao viabilizar a infraestrutura de novos modelos de negócio nas mais diferentes vertentes, também tem sido bastante valorizado ao longo do ano de acordo com o diretor.

Última atualização por Márcio Juliboni - 27/12/2021 - 16:19

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto