Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Para testar criptomoeda, China cria “mega-sena” com yuan digital

09/10/2020 - 15:28
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
A ideia é enviar aos premiados envelopes vermelhos, tradicionais do país, em forma digital com a criptomoeda (Imagem: Pixabay/ida20150101)

Autoridades do distrito de Luohu, na cidade de Shenzhen, irão premiar 10 milhões de yuans (quase US$ 1,5 milhão) a cidadãos na forma da tão aguardada criptomoeda da China durante um período de testes.

A loteria visa promover a demanda para o novo yuan digital. Dan Wang, economista-chefe do Hang Seng Bank da China, contou ao jornal South China Morning Post que cálculos minuciosos preveem que o programa de 10 milhões de yuans irá gerar uma demanda total de 50 milhões de yuans.

Com o yuan digital — oficialmente chamado de “Moeda Digital/Pagamento Eletrônico” (DCEP, na sigla em inglês) —, China deseja se tornar uma sociedade que não usa dinheiro em espécie ainda este ano.

Para entender melhor as iniciativas da China, confira o relatório “Análise global sobre moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs)” compilado pelo The Block.

Luohu pretende enviar 50 mil “envelopes vermelhos” — tradicionalmente presenteados a crianças, membros da família ou funcionários como um sinal de boa-sorte — na forma digital. Cada envelope irá conter 200 yuans (US$ 30).

Para participar da sistema de loteria, residentes da cidade de Shenzhen devem se registrar no iShenzhen, aplicativo baseado em blockchain operado pelo governo chinês, para poderem concorrer ao prêmio.

Autoridades irão anunciar os vencedores neste domingo. Estes deverão abrir uma carteira no aplicativo Digital Renminbi App para obter seus fundos.

Autoridades do distrito de Luohu esperam que os prêmios impulsionem a adesão local, pois quase 3,4 mil lojas irão aceitar os fundos digitais entre os dias 12 e 18 de outubro, segundo o South China Morning Post.

China está desenvolvendo uma criptomoeda desde 2014. O instituto de pesquisa sobre criptoativos do Banco do Povo da China (PBoC) enviou 65 patentes entre 2017 e 2019.

Duas dessas patentes sugerem que uma das maiores características por trás das transações de criptoativos terão “controle de anonimidade”, que pode ser entendida como uma operação em que duas partes permanecem anônimas entre si durante a transação.

Em janeiro, PBoC afirmou que havia finalizado o design “de alto nível” de uma moeda digital. Na época, teve de seguir princípios de estabilidade, segurança e controle. Assim, a criptomoeda estava “progredindo tranquilamente”.

China pretende usar seu yuan digital
nas Olimpíadas de Inverno de 2022

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 09/10/2020 - 15:28