CryptoTimes

Parceria com BankProv permite que Anchorage ofereça empréstimos em ether

04 jun 2021, 9:19 - atualizado em 04 jun 2021, 9:21
CEO do banco cripto espera que esses serviços ajudem clientes a se acostumarem com a ideia de investir e aplicar suas criptomoedas em serviços bancários (Imagem: Medium/Anchorage)

O banco de criptoativos Anchorage está desenvolvendo ferramentas de concessão e tomada de empréstimos, além de considerar seus novos empréstimos em ether (ETH) como um caminho ao crescimento institucional.

A empresa apresentou seu mais novo produto de empréstimos nessa quinta-feira (3), em parceria com BankProv, fundado em 1828 (anteriormente conhecido como The Provident Bank).

A colaboração permitirá que instituições que custodiam seus ethers no Anchorage ponham esses ativos em circulação. Anchorage continuará armazenando o ether como garantia enquanto BankProv estende as linhas de crédito, denominadas em dólares americanos e lastreados em ether.

A estrutura do produto de empréstimos não é algo novo — Anchorage já oferece empréstimos lastreados em cripto em uma parceria com o banco cripto Silvergate.

Essa parceria funciona da mesma forma: Anchorage faz a administração das garantias enquanto Silvergate estende a linha de crédito em dólares americanos.

Porém, a garantia dos ethers abre novas portas e a parceria com BankProv tem uma base de clientes diferente como alvo, segundo Diogo Mónica, CEO da Anchorage.

Em uma entrevista ao The Block este ano, Mónica disse que a tomada e a concessão de empréstimos é a linha de negócio da Anchorage que mais cresce — planejando expandi-la em parcerias com outros bancos.

A colaboração com BankProv é uma dessas expansões e visa atender especificamente a clientes institucionais.

Instituições começaram a investir em bitcoin (BTC), mas demoraram para aderir a projetos de ether e de finanças descentralizadas (DeFi).

Segundo Mónica, o décimo banco mais antigo dos EUA oferecer empréstimos lastreados em ether é um forte indício de que a institucionalização do setor está a caminho.

“Silvergate possui clientes cripto”, disse Mónica. “BankProv possui um conjunto maior de clientes tradicionais. Então você pode considerar isso como um outro passo em popularizar as criptomoedas.”

Conforme a dominância do bitcoin cai, empresas provavelmente irão sentir a necessidade de oferecer crédito com todos os tipos de garantia, afirmou ele.

“Quando as pessoas se acostumarem com o bitcoin, então irão se acostumar com ether e, de repente, novos ativos irão começar a aparecer e instituições poderão se acostumar a apenas uma cesta de ativos”, explicou Mónica.

Levará um tempo até que instituições se acostumem com novos ativos e estes terão de atender a requisitos de liquidez e volatilidade para o gerenciamento de risco.

Ainda assim, Mónica afirmou que vislumbra um futuro em que as pessoas poderão aplicar todos os tipos de ativos por meio de empréstimos e mutuários poderão usar seus ativos em aplicações que existirem fora do mundo cripto.

“Talvez, em vez de comprar sua casa com hipoteca, você poderá obter uma garantia mais barata de empréstimo com cripto, ou parcialmente com cripto, ou dar uma entrada de cripto”, explicou ele.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.