BusinessTimes

Parceria entre Spotify e Stripe quer ajudar podcasters a monetizar conteúdos por assinatura

11 fev 2022, 13:26 - atualizado em 11 fev 2022, 13:26
spotify
Com parceria entre Stripe e Spotify, foi lançado o Podcast Subscriptions (Imagem: Unsplash/Fixelgraphy)

O crescimento do consumo de podcasts é expressivo, e a parceria entre a Stripe e Spotify vai permitir que criadores deste formato monetizem seus conteúdos de forma simples e por assinatura. 

Escutar uma notícia, história, conversa, reflexão e tantas possibilidades que podem ser trabalhadas pelos podcasts, tornou-se parte do cotidiano de muitas pessoas, especialmente com a pandemia. 

No Brasil, segundo um estudo de 2021 realizado pela Globo em parceria com o Ibope, 57% dos convidados afirmaram que começaram a ouvir podcasts durante a pandemia, fazendo o país ser um dos maiores adeptos à aceleração deste formato.

Nos Estados Unidos, de acordo com um levantamento do Podcast Insights, 24% da população escuta podcasts semanalmente. 

Este cenário mostra um mercado em potencial, que pode ser explorado tanto por criadores de conteúdo independentes quanto pelas marcas, como forma de alcançar seu público, anunciar e fechar parcerias. 

Podcast Subscriptions

O Spotify lançou, recentemente, o Podcast Subscriptions, um serviço que permite aos podcasters oferecerem conteúdos pagos mensalmente. 

Uma análise feita pela Stripe mostra que os criadores, em apenas 50 plataformas alimentadas pela tecnologia da empresa, ganharam quase 10 bilhões de dólares em renda, ou seja, a parceria vai viabilizar simplificação de monetização e resultados para os criadores de conteúdo.

Com isso, os podcasters vão disponibilizar seus conteúdos por uma assinatura mensal, o que impulsiona uma monetização simplificada e estruturada. 

De acordo com Michael Mignano, chefe global das publicações Talk Verticals do Spotify, “as assinaturas do Spotify Podcast ajudam os criadores a se estabelecerem e administrarem um novo fluxo de lucros importante, e os ouvintes a receberem os conteúdos de que gostam sem problemas. A Stripe compartilhou da nossa paixão por esta funcionalidade; a sua tecnologia e capacidade de colaborar rapidamente ajudou a possibilitar o lançamento do Podcast Subscriptions em 2021, ligando criadores e ouvintes de todo o mundo”. 

Stripe e Spotify 

Com a tendência de crescimento, tornou-se evidente a necessidade de recursos para produtores de podcasts, de forma que possam monetizar seu trabalho. 

Dessa forma, a Stripe e o Spotify se uniram para auxiliar os podcasters a administrarem e aumentarem seu faturamento regular e acelerar o lançamento da sua plataforma de assinatura de Podcasts.

A parceria também proporcionou que o Spotify se juntasse a centenas de empresas para impulsionar a economia dos criadores. 

Portanto, funciona da seguinte forma: a Stripe é quem fornece a infraestrutura de pagamentos para o Podcast Subscriptions, permitindo a expansão da funcionalidade para suportar dezenas de moedas para criadores em mais de 30 países. 

Assim, os criadores podem aceitar pagamentos de todo o mundo, mesmo que em moedas diferentes.

Diversos produtos da Stripe foram utilizados na parceria, com o Stripe Connect viabilizando a aceitação do pagamento como a verificação da identidade dos seus podcasters, Stripe Biling para traduções, entre outros. 

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.