Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Partido Liberal-Democrático pede que governo japonês considere criptomoedas

18/02/2020 - 8:59
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Japão Tóquio Turismo
Membros do Partido Liberal-Democrático do Japão enviaram uma proposta pedindo que o governo prepare a emissão de uma criptomoeda (Imagem: Unsplash/@jezael)

Conforme noticiado pelo jornal The Nikkei, legisladores (liderados pelo presidente Akira Amari) do Partido Liberal-Democrático do Japão apresentaram uma proposta, pedindo ao governo que se preparasse para emitir uma criptomoeda.

Os legisladores irão apresentar a proposta para o primeiro-ministro Shinzo Abe.

O Banco do Japão anunciou, no dia 20 de janeiro, que criou uma equipe para analisar a emissão de uma moeda digital de banco central (CBDC) de principais bancos centrais.

Fora o Banco do Japão, cinco outros bancos, incluindo o Banco do Canadá, o Banco da Inglaterra, Banco Central Europeu (BCE), o Banco Central da Suécia (Sveriges Riksbank) e o Banco Nacional da Suíça são membros do Banco de Compensações Internacionais (BIS), que criou um grupo com o propósito de compartilhar conhecimentos e pesquisa sobre CBDCs.

O presidente Amari disse ter preocupações sobre a possibilidade de uma difusão veloz do “yuan digital” que está sendo proposta pelo Banco Central da China.

Caso o comércio internacional ligado ao yuan chinês aumente, o poder das sanções econômicas estadunidenses poderiam enfraquecer por conta da suspensão do comércio lastreado em dólar. Amari aponta que “esse cenário poderia ter um impacto significativo na segurança do Japão”.

A proposta afirma que as “precauções que digitalizam as principais moedas, incluindo o iene japonês, são para manter o sistema principal com o dólar americano como eixo”, e continua ao afirmar que legisladores “solicitam, urgentemente, que o governo e o Banco do Japão ‘entrem numa parceria com autoridades bancárias estrangeiras sobre medidas ágeis, incluindo a digitalização do iene japonês para investigar e se preparar rapidamente para esse problema’”.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 18/02/2020 - 8:59