Economia

Passagem aérea popular? Latam, Gol e Azul definem ‘preço-teto’; veja valores

19 dez 2023, 11:33 - atualizado em 19 dez 2023, 11:33
passagem aérea
Passagem aérea deve ter redução nos preços a partir do próximo ano (Imagem: Pixabay)

As três principais companhias aéreas do Brasil Latam, Gol e Azul — anunciaram ontem (18) uma série de medidas que visam baratear o preço das passagens aéreas, como parte da primeira etapa do Programa de Universalização do Transporte Aéreo.

Juntas, as companhias irão disponibilizar mais de 25 milhões de bilhetes aéreos, com preços entre R$ 699 e R$ 799, conforme detalhado pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado dos diretores das três empresas.

O anúncio faz parte do plano de redução dos preços de passagens aéreas e queda dos custos de operações no país em 2024. Além da redução dos preços, outras medidas foram anunciadas. Confira:

  • Valores mais acessíveis para bilhetes comprados com até 14 dias de antecedência da data da viagem;
  • Inclusão de serviços de remarcação sem cobrança de taxa adicional;
  • Oferta de tarifas mais acessíveis para compras realizadas em determinados dias da semana;
  • Aumento no número de oferta de voos;
  • Ampliação da frota aérea;
  • Gratuidade no despacho de bagagens;
  • Marcação de assento para compras feitas em cima da hora;
  • Aumento na oferta de assentos.

“Um conjunto de pacotes que vai beneficiar o consumidor final brasileiro. Ao longo de 2024, vamos, cada vez mais, ao lado das aéreas, ao lado de todo o governo, perseguir para que a gente possa ter uma redução nas tarifas no Brasil e fazer com que, ao final, o consumidor brasileiro viaje mais”, defende o ministro.

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Preço médio da passagem aérea entre R$ 699 e R$ 799

A definição de tarifas máximas com preços entre R$ 699 e R$ 799 por trecho ficaram acima da tarifa aérea real média em voos domésticos, divulgada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). No último levantamento da agência, em setembro de 2023, o preço médio chegou a R$ 748, o maior do ano.

Questionado sobre como as tarifas anunciadas pelas companhias acima do recorde apurado pela Anac tornariam as passagens mais baratas, o ministro de Portos e Aeroportos defendeu que a população poderá ser beneficiada.

“A gente está perseguindo esse valor para que possa haver uma redução, mas, sem dúvida alguma, a gente vai ter, sobretudo comprando com antecedência passagens mais baratas, nessa agenda que a gente tem trabalhado,” avalia o ministro.

As medidas para baratear passagem aérea

O ministro Silvio Costa Filho explicou que os planos das aéreas são fruto do constante diálogo entre o governo federal e as empresas. “O governo não pode fazer qualquer intervenção, até porque são empresas privadas e nós temos o livre comércio. O que nós estamos fazendo é um trabalho de sensibilização.”

Confira o que foi anunciado por cada companhia.

Latam

A Latam vai promover campanhas publicitárias para orientar os consumidores sobre a compra de passagens por preços mais baratos, com planejamento. Além disso, irá realizar promoção com um destino semanal com valor abaixo de R$ 199.

O programa de fidelidade da companhia passará por atualização, abandonando a validade para uso das milhagens. Por fim, anunciaram aumento da oferta em três milhões de assentos, com média de 10 mil assentos diários nos voos operados pela companhia.

Gol

Já a Gol anunciou que irá disponibilizar 15 milhões de passagens por até R$ 699 por trecho para compras com antecedência mínima de 14 dias, além de promoção com voos de R$ 600 a R$ 800 nas compras realizadas com 21 dias de antecedência.

A companhia irá promover ainda despacho gratuito da bagagem para o passageiro que comprar o bilhete de última hora e tarifas de assistência emergencial com desconto de até 80% na tarifa disponível, quando ocorrer o falecimento de um familiar direto.

Azul

Por fim, a Azul irá ofertar 10 milhões de passagens por até R$ 799 por trecho, por ano, para compras com antecedência de até 14 dias.

Além disso, terá marcação de assento e bagagem despachada gratuitamente para compras realizadas de última hora.

Com informações da Agência Brasil

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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