Brasil

Pedidos de seguro-desemprego sobem 53% em maio; quase 1 milhão de solicitações

09 jun 2020, 12:10 - atualizado em 09 jun 2020, 12:12
População Desemprego Pobreza
No acumulado de janeiro a maio deste ano, foram contabilizados 3.297.396 pedidos de seguro-desemprego (Imagem: Reuters/Issei Kato)

O Ministério da Economia informou nesta terça-feira que os pedidos de seguro-desemprego em maio subiram 53% sobre igual mês de 2019, alcançando 960.258 solicitações, num reflexo da crise do coronavírus sobre o mercado formal de trabalho.

A marca de quase 1 milhão de pedidos num único mês também representou elevação de 28,3% na comparação com abril deste ano (748.540), disse a pasta.

No acumulado de janeiro a maio deste ano, foram contabilizados 3.297.396 pedidos de seguro-desemprego, alta de 12,4% sobre igual etapa do ano passado.

A maior parcela dos solicitantes do benefício no mês era composta de homens (58,7%), pessoas de idade de 30 a 39 anos (32,3%) e com ensino médio completo (61,4%).

Em nota, o Ministério da Economia afirmou que, após a reabertura de diversas unidades dos serviços onde podem ser apresentados os pedidos do seguro-desemprego presencialmente nos Estados e municípios, as solicitações foram regularizadas. O governo vinha apontando estimativa de represamento de parte dos pedidos em consequência das medidas de isolamento social.

Panorama do mercado de trabalho nos EUA

Desemprego
A retomada inesperada em maio nos EUA pode esconder caminho sinuoso para a recuperação econômica (Imagem: Reuters/Robert Galbraith)

Já nos Estados Unidos, a situação do mercado de trabalho também exige cautela, à medida que a surpresa na criação de vagas e a queda da taxa de desemprego em maio pode esconder um caminho acidentado pela frente, até a recuperação econômica.

O Money Times publicou uma matéria, baseada em um relatório do Bank of America, em que alerta: apesar da melhora no mercado de trabalho dos EUA sugerir uma recuperação em forma de V, o BofA pondera que a forma da retomada ainda não está clara e definida.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.