Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Pensando no futuro, GitHub vai “enterrar” códigos de programação de projetos cripto

01/04/2020 - 13:37
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
O objetivo do GitHub Archive Program é que gerações futuras tenham a oportunidade de aprender sobre a tecnologia atual (Imagem: Unsplash/@markusspiske)

GitHub, plataforma para o desenvolvimento de códigos de programação, está fazendo backup (cópias de segurança) dos códigos-base de todos os softwares de código aberto em sua plataforma.

O backup inclui Bitcoin Core (o protocolo “raiz” do bitcoin), dentre outros criptoativos, e será armazenado sob o gelo ártico de Svalbard, na Noruega.

O objetivo da iniciativa é para que gerações futuras tenham a oportunidade de aprender sobre a tecnologia atual.

Como parte do programa de arquivamento (GitHub Archive Program), a plataforma está armazenando uma “representação de 20/02/2020” de softwares de código aberto em diversos lugares, incluindo um arquivamento de longo prazo em Svalbard, uma das áreas mais remotas do planeta.

Os dados serão protegidos por um contêiner de aço que pode durar mais de mil anos.

De acordo com o site do programa, o backup incluirá cada repositório público e ativo no GitHub, incluindo os códigos-base do Bitcoin Core, Lightning Network, Ethereum, Dogecoin, dentre outros criptoativos e projetos de software.

O Github Archive Program quer “preservar softwares de código aberto para as futuras gerações”

GitHub irá armazenar a maioria dos dados por meio de código QR e compressão, a fim de certificar a densidade e integridade dos dados. Também haverá um índice e um guia impressos que explicam como observadores podem acessar e recuperar os dados.

Um porta-voz do GitHub contou à CoinDesk que o processo de preparação de dados está quase pronto e a “instalação” será feita no fim de abril.

O programa será realizado pelo GitHub, pela empresa de mineração estatal da Noruega Store Norske Spitsbergen Kulkompan e pela fornecedora de soluções digitais de preservação Piql AS.

Empresas como Internet Archive, Arctic World Archive, Microsoft Research e Stanford Libraries também são parceiras no programa de arquivamento:

Empresas parceiras do programa de arquivamento do GitHub

“Grande quantidade do conhecimento mundial está sendo armazenada em mídias efêmeras: discos rígidos, unidades SSDs, e até CDs há algumas décadas, além de fitas de backup cuja vida útil é de 30 anos, caso não sejam expostas ao calor e à umidade”, afirmou GitHub.

“O GitHub Archive Program irá integrar mídias de maior prazo para evitar o risco da perda de dados ao longo do tempo.”

Além disso, conforme GitHub destacou, o programa de arquivamento também vai evitar o risco de a plataforma estar indisponível em alguns lugar e a qualquer momento por conta de problemas como roteamento de internet.

Wladimir van der Laan, mantenedor do Bitcoin Core, disse à CoinDesk que métodos atuais de manutenção de registros são, de fato, frágeis. Por outro lado, ele disse que futuros historiadores possam não conseguir decodificar os formatos de dados que temos hoje em dia.

“Eu acho bem provável que, em determinado ponto no futuro, registros eletrônicos se perderão. Tudo é muito frágil. Preservar dados de forma impressa poderia evitar que houvesse uma lacuna na História”, afirmou van der Laan.

“Como desenvolvedor, eu acho divertido pensar em um futuro historiador tentando solucionar enigmas sobre nossa civilização a partir de resmas de papel com truques (hacks) inteligentes, ‘código espaguete’ e códigos-fonte de contextos específicos.”

Jason Teutsche, fundador do Truebit, projeto de infraestrutura na Ethereum, compartilha da mesma preocupação que van der Laan, e propôs a inclusão de mais materiais contextuais junto com os códigos-base, para tornar mais fácil a compreensão da nossa cultura para futuros pesquisadores.

“Os registros sociais, econômicos, regulatórios e acadêmicos representam motivações e fontes para o desenvolvimento de código e podem, por fim, se tornar mais importantes do que o próprio código”, afirmou Teutsche.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 01/04/2020 - 13:37