Bancos

Pesquisa do BCE aponta recessão mais fraca e recuperação mais forte na Zona do Euro

17 jul 2020, 8:53 - atualizado em 17 jul 2020, 8:54
BCE Banco Central Europeu
Para o ano que vem, o crescimento é projetado em 5,7%, contra alta de 5,2% estimada pelo BCE em junho (Imagem:REUTERS/Kai Pfaffenbach)

A economia da zona do euro pode contrair menos este ano do que o Banco Central Europeu projeta e sua recuperação também pode ser mais rápida, mostrou nesta sexta-feira pesquisa do BCE com analistas.

A pesquisa trimestral aponta contração da economia de 8,3% este ano, contra projeção em maio de queda de 5,5%, mas um cenário mais benigno do que a estimativa do próprio BCE de queda de 8,7%.

Para o ano que vem, o crescimento é projetado em 5,7%, contra alta de 5,2% estimada pelo BCE em junho.

Embora a zona do euro tenha sofrido sua maior recessão em várias gerações, dados recentes sugerem que a economia teve seu pior momento em abril ou maio e que uma recuperação está em andamento, mesmo que seja irregular e passível de reveses.

A pesquisa também foi mais otimista sobre a inflação, vendo alta dos preços em 2020 de 0,4% contra projeção de 0,3% do BCE. Em 2021 a inflação foi calculada em 1% contra avanço de 0,8% visto pelo BCE.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.