Pesquisador da Ethereum se declara culpado por violar sanções dos EUA

27/09/2021 - 15:41
Traduzido e editado por Vitória Martini
Justiça
Griffith foi acusado de fornecer informações altamente técnicas à Coreia do Norte que poderiam ser usadas para lavar dinheiro e evadir sanções (Imagem: Freepik/wirestock)

Virgil Griffith, pesquisador da Ethereum, se declarou culpado, no início de seu julgamento no Distrito Sul de Nova York.

Griffith foi formalmente indiciado por supostamente dar uma palestra, na Coreia do Norte, sobre blockchain e criptomoedas, violando as leis de sanção americanas.

Na época, o promotor de justiça americano, Geoffrey S. Berman, disse que Griffith supostamente “forneceu informações altamente técnicas para a Coreia do Norte, sabendo que essa informação poderia ser usada para ajudar a Coreia do Norte a lavar dinheiro e a evadir sanções”.

Griffith foi acusado de conspiração à violação da Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional e poderá enfrentar até vinte anos de prisão.

No entanto, de acordo com Ethan Lou, jornalista que passou um período com Griffith na Coreia do Norte e compareceu à audiência, o acusado aceitou o acordo judicial e poderá enfrentar até seis anos e meio na prisão.

A declaração do culpado foi feita no primeiro dia do julgamento de Griffith no tribunal, enquanto aguardava o júri iniciar.

“Virgil estava bem emocionado. Ainda não se sabe qual novo desenvolvimento gerou a declaração de culpado. Os documentos foram assinados somente ontem. Um motivo possível é o impedimento de um testemunho remoto de um advogado da Ethereum Foundation”, escreveu Lou em um tuíte.

Griffith será sentenciado no dia 13 de janeiro do ano que vem.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 27/09/2021 - 15:41

Cotações Crypto
Pela Web