BusinessTimes

Petrobras, Havaianas, Natura, Havan: Veja as 10 marcas que mais representam o Brasil pelo olhar do brasileiro

19 ago 2022, 15:34 - atualizado em 19 ago 2022, 15:35
Havaianas, Alpargatas marcas
Estudo aponta quais são as marcas que mais representam o Brasil, pela perspectiva do brasileiro (Imagem: Facebook/Havaianas)

Qual marca mais representa o Brasil, sua personalidade e valores? Segundo o estudo Branding Brasil – O valor que o país gera, antecipado ao Money Times, a Petrobras está no topo do ranking.

O estudo mapeou quais são as 10 marcas que representam o Brasil, segundo o brasileiro, e identificou que as mais lembradas foram aquelas com relevância, proximidade e que geram conexão.

Para isso, o estudo analisou 5 comunidades online, mais de 600 mil tweets, além de pesquisa quantitativa com 2500 respondentes de todo o Brasil.

Veja as 10 marcas elencadas como as que mais representam o Brasil:

  1. Petrobras
  2. Havaianas
  3. Natura
  4. Banco do Brasil
  5. Guaraná Antarctica
  6. Agro/Agronegócio
  7. Havan
  8. Coca-Cola
  9. Caixa Econômica
  10. Itaú

Apesar de o agronegócio não ser uma marca específica, o estudo aponta que foi mencionado como um grande representante do Brasil, associado ao desenvolvimento do país, a geração de riquezas e a capacidade de alimentar o mundo.

O estudo levantou quais são as principais razões para que estas marcas sejam mencionadas como as principais representantes do país.

As principais razões apontadas pelos entrevistados foram os diferenciais, porte e relevância das empresas, bem como a qualidade do produto/serviço. Além disso, a identificação e conexão emocional com o brasileiro, presença no cotidiano e compromisso de desenvolver o Brasil foram outros aspectos relevantes.

Para compreender melhor a percepção do brasileiro sobre as marcas, foram analisadas mais minuciosamente as 5 primeiras colocadas.

Petrobras

Em síntese, sobre a Petrobras foi levantado que é uma marca que leva as cores do Brasil e contribui diretamente para o desenvolvimento do país.

“As frases que justificam a Petrobras como maior representante do Brasil mostram uma forte associação com a onda 1, pelo tamanho e relevância da companhia. Mais de 1/5 das menções da Petrobras estão associadas ao seu impacto positivo na sociedade”, diz o estudo.

Entretanto, o estudo aponta que a expressividade da empresa reflete o contexto atual da companhia, com as trocas de presidentes, alta da gasolina e questões políticas aumentando a lembrança da marca e o seu impacto no dia a dia do brasileiro.

Havaianas

O estudo destaca que o sucesso da marca no Brasil e no mundo e a disseminação do uso em todo o território nacional faz as pessoas relacionarem Havaianas ao país:

  • É acessível e democrática: todos os brasileiros usam;
  • É uma marca criativa e alegre que gera identificação com as pessoas;
  • É brasileira e faz sucesso internacionalmente, representa o Brasil lá fora;
  • Carrega a bandeira do país nos produtos.

Natura

Já no caso da Natura, o estudo aponta que a associação com o país está no compromisso com o meio ambiente e o mundo.

  • Preservação ambiental, insumos naturais extraídos daqui e comprometimento com reciclagem;
  • Compromisso com a geração de impacto positivo em todas as áreas;
  • Marca brasileira que expandiu para o mundo.

Banco do Brasil

A marca representa o país tanto por tamanho e impacto na vida das pessoas quanto pelos patrocínios em que está presente, alguns dos principais pontos destacados foram:

  • Dá crédito aos brasileiros, tanto pessoas físicas quanto microempresários;
  • Apoia os atletas do país através dos patrocínios, contribuindo para o sentimento de orgulho nacional;
  • É uma empresa brasileira robusta e com credibilidade.

Guaraná Antarctica

Por fim, Guaraná Antarctica é uma marca 100% brasileira, a associação com o país parte do ingrediente, da proximidade e da representação da população.

  • Está próxima dos brasileiros, tanto nas festas quanto no dia a dia;
  • Usa o guaraná, um fruto originário da floresta amazônica;
  • Tem uma comunicação com a qual as pessoas se identificam, transmitindo alegria, festa e descontração do povo brasileiro.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.