Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Petrobras (PETR4): Vai faltar gasolina e diesel no Brasil? UBS BB responde

Kaype Abreu
25/03/2022 - 9:41
Petrobras
Para o UBS BB, há risco de a disponibilidade global do produto se tornar uma preocupação. (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Em relatório desta sexta-feira (25) sobre a Petrobras (PETR4), o UBS BB disse ver riscos limitados para uma escassez estrutural de combustível (gasolina e diesel) no Brasil.

A avaliação é feita pelo banco após associações do setor relatarem preocupações com uma falta de capacidade da Petrobras de atender toda a cota de fornecimento solicitada pelas distribuidoras de combustíveis.

“Depois dos reajustes de preços feitos pela Petrobras, acreditamos que os riscos de uma escassez generalizada de combustível para o país são pequenos”, disse o UBS BB.

O banco espera que as distribuidoras se mobilizem para importar o produto, como foi feito no quarto trimestre do ano passado, diz trecho do relatório assinado por Luiz Carvalho e equipe.

A oferta global do diesel diminuiu devido à redução das exportações de Rússia, levantando preocupações sobre quais países poderiam vir preencher essa lacuna.

Para o UBS BB, há risco de a disponibilidade global do produto se tornar uma preocupação se a situação piorar ainda mais, embora o banco diga esperar a normalização da situação.

“A oferta restrita na Europa pode pressionar os preços para cima e exigir aumentos adicionais de preços no mercado interno“, destacam os analistas.

Demanda por combustíveis

A Petrobras sustenta que não pode ser a única fornecedora de combustíveis para o Brasil – e que, principalmente no caso do diesel, terceiros precisam contribuir com importações.

“Os dados parecem mostrar que, por enquanto, o mercado tem condições de suprir a demanda brasileira com importações”, disse o UBS BB.

No entanto, o banco diz que no longo prazo é necessária estabilidade regulatória suficiente para garantir investimentos e atendimento.

“No ano passado o mercado já viu sinais de que preocupações na estabilidade regulatória e nas políticas de preços livres estavam travando investimentos”, diz.

Impacto para Petrobras e empresas de distribuição

O UBS BB avaliou que um cenário que obriga as empresas de distribuição de combustíveis a importar é benéfico para as maiores companhias do setor.

“Essas empresas são as mais eficientes na importação e têm maior capacidade de repasse de preços, com menor preocupação conseguir vender esses volumes, dada sua participação de mercado e redes de postos”.

O UBS BB pondera que devido à forte volatilidade e fraco crescimento econômico em 2022, a possibilidade aumento das margens é limitada se comparada ao quarto trimestre do ano passado.

Para a Petrobras, o banco mantém a recomendação de compra, com preço-alvo de R$ 44 para PETR4/PETR3, ante o patamar atual de R$ 34.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Kaype Abreu - 25/03/2022 - 9:41

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender
As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto