Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Petróleo sobe 1,7% com sequência de otimismo por renovação de acordo da Opep

01/12/2017 - 18:39

Investing.com – O petróleo avançou nesta sexta-feira com os investidores animados com a decisão da Opep e de grandes exportadores de estender até o fim de 2018 o acordo de corte de oferta.

Na bolsa de Nova York, o contrato futuro para entrega em janeiro subiu 1,7% para fechar a US$ 58,36 o barril, enquanto o Brent, em Londres, avançou 1,7% e encerrou a sessão a US$ 63,68 o barril.

Ontem, membros da Opep e grandes exportadores como a Rússia decidiram, em reunião semestral do cartel na Áustria, prorrogar até o final de 2018 o acordo para retirar do mercado 1,8 milhão de barris/dia de oferta global, aumentando as apostas em um reequilíbrio do mercado. O pacto de cotas de produção por país está em vigor desde janeiro e venceria em março de 2018.

O presidente da Saudi Aramco, Khalid Al-Falih, disse que era necessário estender os cortes de produção por um período mais longo para eliminar cerca de 150 milhões de barris em estoques globais, para trazer o volume de volta a uma média de cinco anos.

A área de commodities do Goldman Sachs acredita que a extensão do plano de cortes da Opep ajudará a reduzir o risco de uma forte retomada de oferta, caso o acordo não fosse renovado. O banco contudo alerta que os preços não devem subir com o receio de uma produção crescente no shale norte-americano.

“Nós percebemos desses comentários da Opep um forte compromisso em restaurar os estoques e em permanecer dependente dos dados do mercado, o que reduz o risco de uma surpresa na oferta ou excessiva queda nos estoques”, disse o banco em relatório.

Nos EUA, os investidores receberam com cautela novo aumento das atividades exploratórias no país. O número de sondas em atividade aumentou em 2 unidades, para 749, na semana passada, aumentando o receio de sequência no aumento de oferta norte-americana.

Na quarta-feira, a agência de energia do país mostrou novo aumento na produção dos EUA, que soma 9,66 milhões de barris diários.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 01/12/2017 - 18:39

Cotações Crypto
Pela Web