Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Planilha de controle de gastos: dicas para organizar suas finanças em 2020

25/01/2020 - 11:40
Com uma planilha simples, é possível ter mais controle dos seus gastos (Imagem: Pixabay)

2020 chegou e, com ele, todos os boletos que você tem que pagar. Parece desanimador, né? Mas não precisa ser assim! Ter um controle de gastos mensal e, assim, economizar dinheiro é mais fácil do que você imagina.

Se uma das suas metas é se organizar melhor financeiramente, tenho uma notícia boa e uma ruim.

A boa é que você está no lugar certo! Vou te ajudar, com uma planilha simples, a ter mais controle dos seus gastos neste ano que está começando e, automaticamente, fazer com que você tenha mais dinheiro até o fim do ano.

A ruim é que você precisa começar agora. Nada de preguiça ou de inventar desculpas. O processo é simples e precisa se tornar um hábito na sua vida. Por isso, comece agora.

Se você não quer perder nem um segundo e já quer fazer o download da planilha de controle de gastos do Yubb agora, tudo bem. Clique no botão abaixo e acesse gratuitamente.

Mas me promete que você vai voltar aqui para ler o texto completo? Juro que são muitas dicas legais para te ajudar a usar a planilha da melhor forma.

Como funciona a planilha de controle de gastos

É uma planilha bem simples para você organizar suas receitas e suas despesas ao longo do ano.

A tabela está dividida por categorias: receitas (salário, férias, reembolsos e etc), investimentos (Tesouro Direto, ações, fundos e etc), despesas fixas (impostos, moradia, saúde, educação e etc) e despesas variáveis (transporte, alimentação, lazer e etc).

Na linha de cima, estão os meses do ano e, no final da linha, o total gasto naquela categoria – e também o mínimo, máximo e média.

Para usá-la, basta escrever os valores correspondentes. Se você gastou R$ 150,00 com uma consulta no dentista em maio, por exemplo, basta você adicionar esse valor no local correto.

Se você não teve nenhum gasto naquela categoria em algum dos meses, basta deixar em branco.

A partir daí, a planilha funciona sozinha!

Quando você escrever todos os seus gastos nos espaços correspondentes, você vai ver que, lá embaixo, terá o “resumo” dos seus gastos.

No final da planilha, você encontra o total de receitas, despesas e, é claro, o saldo final. Será que você fechou o mês no vermelho? Ou ainda sobrou um bom dinheiro?

A planilha vai te contar! Use e abuse para se organizar financeiramente durante este ano.

Observação: se quiser organizar seus gastos de 2019, basta duplicar a aba da planilha e mudar o título para 2019. E assim por diante para 2021, 2022…

Dicas para organizar suas finanças

Antes de preencher a sua planilha e começar 2020 com tudo, vou te dar algumas dicas imperdíveis que vão te fazer economizar um bom dinheiro até final do ano

1. Anote tudo

Desde o cafézinho que você tomou na padaria até a mensalidade da faculdade dos seus filhos. Tudo precisa ser anotado.

Aqui, estou te disponibilizando uma planilha que vai facilitar o seu trabalho, mas se você prefere anotar em um caderninho ou em algum app, sem problemas.

O importante é que você anote todas as suas despesas e, é claro, suas receitas também. Ter isso bem organizado é o primeiro passo para você organizar a sua vida financeira.

Ah, e nada de colocar “fatura do cartão de crédito” como gasto, hein! Desmembre todos os gastos da fatura e anote na categoria certa de cada compra.

2. Analise seus gastos

Faça essa análise para descobrir para onde está indo o seu dinheiro e, assim, economize nessas categorias no mês seguinte

Quando estiver tudo anotado, você vai ter um panorama geral de como estão as suas finanças naquele(s) mês(es). É aí que vem a mágica!

Você vai fazer uma breve análise dos seus gastos. Não estou falando de longos cálculos e nem de perder muito tempo fazendo isso, não.

Basta você dar uma olhadinha em quais são as categorias que você mais gasta dinheiro. Ou que, naquele mês, especificamente, você gastou mais.

É a partir disso que vai vir a economia.

Se você viu que, em dezembro, gastou muito com lazer (eu sei, eu também gastei mais do que devia nas férias de fim de ano!), pode se esforçar para maneirar em janeiro. E até mesmo para se policiar em dezembro do próximo ano.

Se você percebeu que, em fevereiro, gastou muito com alimentação, pode se planejar para, em março, levar marmita todos os dias no trabalho.

E assim por diante.

Faça essa análise para descobrir para onde está indo o seu dinheiro e, assim, economize nessas categorias no mês seguinte. Você vai ver como vai sobrar cada vez mais dinheiro.

3. Invista no início do mês

Vou te contar um segredo: se eu tiver dinheiro na conta do fim do mês, eu gasto. É péssimo admitir isso para todos lerem, mas é verdade: eu sou consumista.

E, tenho quase certeza, que você também é – nem se for um pouquinho.

Para fugir desse erro, essa dica é essencial: invista logo no início do mês. Assim que cair o seu salário, pague suas contas e já faça a transferência para a corretora/banco para você realizar o seu investimento.

Se você deixar para investir no fim do mês “caso sobre um dinheirinho”, isso nunca vai acontecer. Precisa ser a primeira coisa do seu mês!

Observação importante: você só deve investir o seu dinheiro se NÃO estiver endividado. Caso esteja com dívidas, use o dinheiro economizado para quitá-las o mais rápido possível.

Em 2019, eu escrevi um texto bem legal para te ajudar a sair das dívidas. Ele é antigo, mas as dicas ainda são muito válidas. Toque aqui para ler.

4. Crie o hábito

Se você fizer sempre, se torna um hábito. Para você organizar as suas finanças em 2020, você precisa ter o hábito de se preocupar com isso todos os meses.

Eu, por exemplo, reservo 30 minutos do meu domingo para jogar todos os meus gastos da semana na minha planilha de controle de gastos.

Dou uma olhada em qual foi o meu “saldo” da semana, vejo como está a rentabilidade dos meus investimentos e é isso. Sigo a minha vida.

Esses 30 minutos foram um hábito que eu criei e que fazem parte da minha rotina. Além de criar essa “obrigação”, também gosto de sentir que estou no controle do meu dinheiro. Tenho certeza que você vai gostar dessa sensação também!

5. Estude

Só de você estar lendo este texto, você já está estudando. Dedique um tempo para estudar (seja em livros, canais de YouTube ou podcasts) sobre dinheiro.

Você pode pegar mais dicas para economizar, pode conhecer novos investimentos, pode entender mais sobre macroeconomia… Não importa! O que importa é que você está tirando um tempinho para estudar mais sobre dinheiro.

E conhecimento é sempre o melhor investimento!

Agora que você já sabe como funciona a planilha de controle de gastos e, o melhor, já tem algumas dicas para se organizar melhor em 2020.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Consumo, Finanças Pessoais, Opinião, Yubb

Última atualização por Diana Cheng - 21/01/2020 - 15:58