AgroTimes

Plantio da safra 2021/22 de soja atinge 90% no Brasil, diz AgRural

29 nov 2021, 12:09 - atualizado em 29 nov 2021, 12:09
Soja
Segundo a AgRural, pancadas de chuva voltaram a ser registradas na quinta-feira, especialmente na porção oeste dos três Estados do Sul, mas mais volumes e melhor cobertura são necessários para normalizar a umidade do solo (Imagem: REUTERS/Roberto Samora)

O plantio da safra de soja 2021/22 atingiu 90% da área estimada para o Brasil, na quinta-feira, 25. O número representa avanço de 4 pontos percentuais sobre os 86% da semana anterior e supera os 87% do mesmo período do ano passado, de acordo com levantamento da AgRural.

Nesta reta final de plantio, o Rio Grande do Sul continua no foco por causa do tempo seco que tem predominado no Estado agora em novembro. Isso pode levar ao replantio de áreas recém-semeadas.

Segundo a AgRural, pancadas de chuva voltaram a ser registradas na quinta-feira, especialmente na porção oeste dos três Estados do Sul, mas mais volumes e melhor cobertura são necessários para normalizar a umidade do solo.

Além do Rio Grande do Sul, também há preocupação em áreas recém-plantadas com soja em Santa Catarina, Paraná e sul de Mato Grosso do Sul, bem como em áreas já em floração no oeste do Paraná.

Milho verão

Com 93% da área estimada para o Centro-Sul do Brasil já plantada até quinta-feira, o milho verão entra na reta final da semeadura com condições climáticas favoráveis em São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Nos Estados do Sul, onde o plantio já está concluído ou próximo do fim, os produtores continuam preocupados com a baixa umidade.

Embora as chuvas da semana passada tenham levado algum alívio às lavouras, o Rio Grande do Sul já tem perda de potencial e também há temores de prejuízo em Santa Catarina e no Paraná.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.