Agronegócio

Plantio de trigo do Rio Grande do Sul vai a 43% da área apesar de chuvas, indica Emater

18 jun 2020, 19:52 - atualizado em 18 jun 2020, 19:52
Trigo
Segundo a Emater, pela média histórica o Rio Grande do Sul teria plantado cerca de metade da safra nesta data (Imagem: REUTERS/Enrique Marcarian)

O plantio de trigo 2020 do Rio Grande do Sul atingiu 43% da área esperada, disse nesta quinta-feira a Emater/RS, que prevê um aumento de 20,3% na semeadura do cereal no Estado em relação ao ano passado.

O boletim do órgão governamental, que estima um plantio de 915,7 mil hectares com trigo nesta safra, destacou que fortes chuvas recentes frearam as atividades em regiões como as de Passo Fundo e Santa Rosa, mas que grande parte do Estado conseguiu avançar com a semeadura.

“As lavouras implantadas estão em fase de germinação e desenvolvimento vegetativo… (as) plantadas antes das chuvas da semana estão com bom estande de plantas”, afirmou a Emater em comunicado.

Segundo a Emater, pela média histórica o Rio Grande do Sul teria plantado cerca de metade da safra nesta data. Em relação à semana anterior, houve um avanço de 11 pontos percentuais na área plantada.

Apesar do aumento na área de plantio, as projeções iniciais da Emater apontam para um recuo de 2,14% na produção, a 2,19 milhões de toneladas, diante da queda de produtividade no Estado, conforme noticiou a Reuters no início da semana.

Enquanto a safra de trigo recebe chuvas intensas, as safras de verão chegam ao fim depois de fortes danos causados pela estiagem.

A Emater reportou que a colheita de milho atingiu 99%, com parte dos trabalhos finais afetados pela umidade. A estimativa de safra aponta para recuo de 28,4% na comparação anual, a 4,1 milhões de toneladas. A soja também teve forte quebra.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.