Internacional

Políticos de oito países criam aliança para fazer frente à China

05 jun 2020, 9:10 - atualizado em 05 jun 2020, 19:37
Bandeira dos EUA
Os EUA condenaram a decisão do governo de Pequim de impor uma legislação de segurança nacional em Hong Kong que ameaça a autonomia da cidade (Imagem:Pixabay)

Um grupo de destacados políticos de oito democracias, incluindo os Estados Unidos, criou uma aliança de parlamentares para ajudar a combater o que consideram a ameaça que a crescente influência da China representa para o comércio global, segurança e direitos humanos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aliança Interparlamentar sobre a China, apresentada na sexta-feira, surge quando os EUA enfrentam o desafio de conseguir uma aliança coesa para fazer frente à crescente influência econômica e diplomática da China.

Os EUA condenaram a decisão do governo de Pequim de impor uma legislação de segurança nacional em Hong Kong que ameaça a autonomia da cidade.

O grupo disse que pretende “construir respostas apropriadas e coordenadas e ajudar a criar uma abordagem proativa e estratégica em questões relacionadas à República Popular da China”.

O senador republicano dos EUA Marco Rubio e o democrata Bob Menéndez, o ex-ministro de Defesa japonês Gen Nakatani, Miriam Lexmann, da comissão de relações exteriores do Parlamento Europeu e o influente parlamentar conservador do Reino Unido Iain Duncan Smith são copresidentes do grupo recém-lançado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A China, sob o comando governo do Partido Comunista Chinês, representa um desafio global”, disse Rubio em mensagem de vídeo no Twitter.

O senador é crítico frequente do governo de Pequim e defensor de legislação nos EUA para medidas que abordem as ações da China em Hong Kong.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar