Por que o blockchain Celo lançou uma stablecoin lastreada ao real?

The Block
The Block
31/01/2022 - 8:22
Traduzido e editado por Vitória Martini
The Block
cReal Celo
Três corretoras cripto no Brasil fornecerão acesso à stablecoin cREAL: FlowBTC, NovaDAX e Ripio (Imagem: Medium/Celo)

O blockchain de código aberto Celo introduziu, recentemente, uma stablecoin algorítmica, lastreada ao real, chamada Celo Real (cREAL).

Três corretoras cripto no Brasil fornecerão acesso à stablecoin cREAL: FlowBTC, NovaDAX e Ripio. As carteiras Bitfy e Coins também terão suporte para o ativo digital.

Stablecoins algorítmicas são configuradas para ter seu lastro automaticamente conectado a uma moeda, ao invés de ter garantia em dinheiro de moedas fiduciárias.

O sócio da CLabs, Markus Franke, disse ao The Block que o cREAL oferece um modo de usar aplicações complementares de finanças descentralizadas (DeFi). Por exemplo, as aplicações DeFi do Celo poderiam ajudar a possibilitar novas opções para a criação de um histórico de crédito, disse ele.

“Celo é completamente de código aberto, então haverá projetos que irão desenvolver uma ponte entre transações Pix para Celo”, disse Franke. “Haverá pessoas que desenvolverão aplicações de concessão e tomada de empréstimos, então acredito que isso é muito, muito legal”.

Segundo Franke, o forte uso de smartphones e a “economia sob demanda” ou “economia autônoma” (do inglês, “gig economy”) tornam o país um interessante mercado para o lançamento de uma stablecoin em moeda local, com foco em pagamentos por meio de aparelhos móveis.

Embora a maioria das stablecoins esteja lastreada ao dólar americano para ajudar as pessoas a evitar a volatilidade das moedas nacionais de seus países, Franke disse que há também um crescimento nas stablecoins lastreadas às moedas nacionais.

“Agora, isso está mudando”, disse Franke, em relação às stablecoins serem geralmente lastreadas ao dólar. “Vemos usuários finais chegando à equação, usando cripto não só para negociação, mas também em transações, em reservas, para concessão e tomada de empréstimos, e também para pagamentos e remessas.”

Segundo o Celo, a stablecoin cREAL poderá ser usada tanto em aplicações de finanças centralizadas (CeFi) quanto de finanças descentralizadas (DeFi) em seu blockchain, tal como Moola Market para empréstimos com garantia.

As pessoas no Brasil também poderão carregar cREAL em sua carteira Bitfy para pagar contas, comida e estabelecimentos comerciais que aceitem a processadora de pagamentos Cielo.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Vitória Martini - 31/01/2022 - 8:22

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto