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Porto Seguro não medirá esforços para expandir base de clientes

23 jul 2021, 10:36 - atualizado em 23 jul 2021, 10:36
Porto Seguro
A reestruturação dos negócios deve ajudar a Porto Seguro a atingir seu objetivo de dobrar o número de clientes nos próximos cinco anos, disse o Safra (Imagem: Porto Seguro/LinkedIn)

A Porto Seguro (PSSA3) vai explorar uma ampla gama de novas iniciativas e não medirá esforços para expandir sua base de consumidores, afirmou o Safra. Na opinião do banco, as mudanças estruturais devem ajudar a companhia a atingir seu objetivo de dobrar o número de clientes nos próximos cinco anos ao mesmo tempo que diversifica as linhas de receita.

Ainda há muito a ser feito, mas a Porto Seguro parece empenhada em levar a mudança adiante. Em uma reunião com analistas do Safra, Marcos Loução, atual CEO da vertical financeira e CEO interino da vertical de serviços da companhia, disse que a empresa iniciou o movimento de reorganização interna de suas divisões de negócio.

Como divulgado, a Porto Seguro terá quatro verticais em sua nova fase (Auto, Saúde, Financeiro e Serviços), que contarão, cada uma, com um CTO.

A possibilidade de um eventual spin-off ou IPO (oferta pública inicial de ações) de uma dessas verticais não foi descartada. Qualquer um desses movimentos poderia desbloquear uma “enorme geração de valor” aos acionistas no futuro, de acordo com o Safra.

Andando junto com a tecnologia

Uma das saídas adotadas pela Porto Seguro para fortalecer a proposta de valor do consumidor é introduzir diversas melhorias tecnológicas nas operações. Segundo o Safra, a companhia reconhece a possibilidade de receita de crédito adicional como um fator de virada nesta frente.

“As vantagens competitivas dessa iniciativa são a ampla base de consumidores da companhia (aproximadamente 8,5 milhões), o extenso ecossistema de produtos da Porto Seguro, o reconhecimento da marca e a forte presença de brokers (cerca de 30 mil). Combinadas, elas devem refletir um baixo CAC (Custo de Aquisição de Clientes) em comparação a outros bancos digitais”, afirmaram os analistas do banco Luis F. Azevedo e Silvio Dória, em relatório divulgado na quarta-feira e obtido pelo Money Times.

O Super App da companhia incrementa a proposta da Porto Seguro, que pretende reunir toda uma gama de produtos e serviços em um único lugar, criando um grande potencial de venda cruzada.

“No futuro, os clientes da Porto vão usar o app para acessar a conta digital, administrar os investimentos, obter serviços adicionais de assistência e contratar seguros”, listaram os analistas.

Atualmente, cerca de 35% dos serviços abertos na empresa são realizados em canais digitais. Aproximadamente 70% da base de clientes que usam o Super App têm o cartão da Porto Seguro.

O Safra reforçou a recomendação de outperform (desempenho esperado acima da média do mercado) para a ação da companhia, com preço-alvo estimado para 2021 de R$ 67.

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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