Carros

Preços de SUVs e picapes seminovos caem mais que a média; confira os modelos mais desvalorizados

18 abr 2023, 15:27 - atualizado em 18 abr 2023, 15:27
SUVs mobiauto
Ford Ranger é um dos carros com maior desvalorização nos últimos três anos (Imagem: REUTERS/Michaela Rehle)

Donos de SUVs e picapes podem ter uma dor de cabeça a mais na hora de vender os seus veículos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um levantamento feito pela startup automotiva Mobiauto revela que os seminovos com até três anos de uso começaram a perder preços. A tendência captada pela consultoria automotiva marca a reversão da valorização dos carros usados durante a pandemia, um reflexo da falta de produção de veículos zero km.

Na média de todo o mercado nacional, ao considerar modelos fabricados entre 2020 e 2022, a depreciação neste período foi de 5,64%. Desmembrando o dado por categoria de automóveis, é possível verificar que as maiores quedas ocorreram para picapes e SUVs.

Para estes casos, os preços dos seminovos recuaram 7,42% e 7,58%, respectivamente. A desvalorização é ainda maior para as picapes e SUVs abastecidas com diesel, com o preço caindo até 10,36% para as SUVs depois da saída da concessionária.

“Quem adquiriu um Ford Ranger XLS 2022 um ano atrás, hoje tem uma picape que vale R$ 50 mil a menos”, destaca Sant Clair Castro Jr., consultor automotivo e CEO da Mobiauto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Mobiauto, o vilão é justamente a alta vertiginosa do diesel, que subiu 50% no ano, contra um aumento de 5% da gasolina. Com o encarecimento do combustível, a procura por veículos movidos ao derivado de petróleo acaba sendo coibida no mercado.

SUVs de Jeep e Mercedez são os que mais perderam valor

Segmento Modelo Desvalorização (%)
SUV Mercedes-Benz GLC 220d 2020 -15,78%
SUV Land Rover Discovery 2020 -14,48%
Picape Volkswagen Amarok 2020 -13,97%
Picape Toyota Hilux Cabine Dupla 2022 -13,50%
Picape Ford Ranger Cabine Dupla 2022 -13,09%

No total, o levantamento considerou cotações de 18 veículos de 12 marcas diferentes. Foram os seguintes: BMW X5, Chevrolet S10 Cab. Dupla, Fiat Toro, Ford Ranger Cab. Dupla, Jeep Renegade, Compass e Commander, Land Rover Discovery e Discovery Sport, Mercedes-Benz GLC, Mitsubishi Pajero Sport, Outlander e L200 Triton Sport, RAM 2500, Toyota Hilux Cab. Simples e Dupla, Troller T4 e Volkswagen Amarok.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
jorge.fofano@moneytimes.com.br
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar