Principais criptos tiveram queda de dois dígitos na última semana; confira análise

Brave New Coin
10/01/2022 - 12:16
Traduzido e editado por Vitória Martini
Bitcoin Gráfico
A série de quedas no preço do bitcoin é a pior para a criptomoeda desde julho de 2018 (Imagem: Freepik/pvproductions)

O mercado do bitcoin (BTC) e de outros ativos digitais enfrentou um período de seis dias de quedas, após um início de ano ruim para o setor cripto. O bitcoin terminou a semana passada com uma queda de 10%, sendo negociado próximo de US$ 42,6 mil. Já ethereum (ETH) e binance coin (BNB), a segunda e quarta maiores criptomoedas no mercado, caíram 15% e 16%, respectivamente.

A série de quedas no preço do bitcoin é a pior para a criptomoeda desde julho de 2018. Em relação à sua máxima histórica de US$ 69 mil, registrada em novembro de 2021, o bitcoin caiu 39%. 

Na semana passada, os mercados foram abalados pela divulgação da ata da reunião do Federal Reserve de dezembro, a qual revelou que legisladores americanos estão considerando um aumento agressivo na taxa de juros para tentar combater a crescente inflação no país.

O Fed também está discutindo o enrijecimento quantitativo, oposto ao afrouxamento quantitativo, que irá envolver a tentativa de reduzir a quantidade de dinheiro em circulação.

Parece que o Fed irá suspender a compra de títulos e a impressão de dinheiro na economia americana até março. Na sequência, o Fed deverá aumentar as taxas de juros entre março e junho.

O setor cripto beneficiou-se da política “dovish” do Federal Reserve durante a pandemia. Essa política fez com que as taxas de juros chegassem a níveis muito baixos e desvalorizassem o dólar em 2021. 

“Dovish” indica que a autoridade monetária de um país apresenta uma expectativa de redução da taxa de juros e uma política de expansão monetária.

Por que alguém colocaria seus investimentos em um veículo que fornece 0,1% de rendimento, em um cenário seguro do mercado? Tomar empréstimo para investir em ativos de alto risco, como criptomoedas e ações, torna-se muito mais atraente nesse cenário.

No entanto, o Fed está agora sinalizando que deverá aumentar as taxas de juros. Isso fará com que a tomada de empréstimos seja mais cara, e investir em ativos de risco seja menos atraente.

Agora, os investidores estão analisando os sinais e começando a mudar suas preferências em direção a ativos que oferecem retornos seguros e constantes. Isso significa uma reversão das posições em ativos de alto risco e retorno.

De modo semelhante ao setor cripto, os mercados de ações e de forte crescimento e as ações de tecnologia com alto risco também apresentaram quedas após o comunicado do Fed.

O fundo negociado em bolsa (ETF) Ark Innovation, que investe em ações em setores emergentes, como inteligência artificial e tecnologia de DNA, chegou a cair 11%.

O preço do bitcoin está correlacionado
ao mercado de ações?

Do lado estrutural da maior criptomoeda do mundo, a rede Bitcoin teve de lidar com a perda de sua taxa de hashes vinda do Cazaquistão, o segundo maior produtor de taxa de hashes do mundo.

Diversos protestos e cortes de energia têm acontecido no país. Sem internet, os mineradores de bitcoin não podem se conectar aos pools de mineração. Fontes locais, como Didar Bekbau, da fazenda de mineração Xive, confirmaram que “sem internet, sem mineração”.

Os maiores pools de mineração, como F2pool, Antpool e o pool da Binance, foram afetados pela falta de energia elétrica, e viram sua porcentagem de taxa de hashes do bitcoin cair.

Protestos violentos no Cazaquistão aconteceram já neste ano, após o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP) – também conhecido como “gás de cozinha” – ter dobrado no país. Isso levou o governo a declarar estado de emergência e a cortes de energia para conter os protestos. 

O que vem por aí esta semana?

10 de janeiro: Atualização da rede Zcash

Nesta segunda-feira (10), a rede com foco em privacidade Zcash (ZEC) passará por uma atualização obrigatória para sua nova versão 4.6.0. Quaisquer nós nas versões 4.5.0, 4.5.1 e 4.5.1-1 chegaram ao fim de serviço hoje, ou chegarão nos próximos dias.

Todos os mineradores precisam fazer a atualização para a versão mais recente da rede. A atualização contará com mudanças nas carteiras, novas Interfaces de Programação Aplicada (APIs) e atualizações para Chamadas de Procedimentos Remotos (RPCs). Zcash caiu 6% na última semana.

11 de janeiro: Recompensa de bloco da Ravencoin passará por halving

Ravencoin (RVN) é um blockchain que foi gerado a partir de uma bifurcação (“fork”) da rede Bitcoin, e desenvolvido para permitir a emissão de tokens de segurança.

Amanhã (11), a rede passará por um halving, que reduzirá a quantidade de RVN oferecidos a mineradores como recompensas de bloco, de 5 mil tokens para 2,5 mil tokens.

O halving de recompensas leva a um aumento do preço do token, pois reduz seu fornecimento, aumenta a escassez e reduz a pressão de venda sobre os mineradores. O preço do token RVN subiu 4% nas últimas duas semanas, destacando-se em relação ao restante do mercado cripto.

Top 10 criptoativos da semana

Image 1-min
A captura de tela acima reflete os dados obtidos ontem (9) quanto às dez maiores criptomoedas do mercado (Imagem: Brave New Coin)

A última semana foi de dificuldade para a maioria dos ativos com alta capitalização de mercado, sendo que a maioria sofreu perdas de dois dígitos.

No último dia 3, Abitrum, solução de segunda camada da Ethereum, ficou fora do ar por algumas horas. A rede já voltou à normalidade, com uma explicação em seu blog dizendo que o acontecimento ocorreu devido a uma falha no hardware.

Devido às altas taxas de gás na Ethereum, usuários desta rede recorrem a soluções como Arbitrum, a fim de obter transações mais baratas e rápidas. 

Gráfico de preço do bitcoin

Image 2-min
A captura de tela acima reflete o preço do bitcoin ontem (9), às 19h55min, no horário de Brasília (Imagem: Brave New Coin)

O difícil início de ano do bitcoin foi acompanhado de acontecimentos neutros, o que sugere que a recente queda foi motivada mais pelo sentimento negativo do mercado em relação ao curto prazo do que por falhas ligadas ao desempenho da criptomoeda.

Dados do Glassnode indicam que a quantidade de BTC em corretoras caiu durante a recente queda no preço. Isso aponta para um desejo dos detentores de bitcoin a longo prazo de reservar suas moedas durante a queda de preço recente, ao invés de se juntarem à venda do ativo.

Última atualização por Vitória Martini - 10/01/2022 - 12:31

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto