Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Principal conselheiro econômico de Trump renuncia em protesto contra tarifas de importação

06/03/2018 - 22:24

Por Ângelo Pavini, da Arena do Pavini

O principal conselheiro econômico do presidente americano Donald Trump, Gary Cohn, renunciou hoje, em protesto contra a decisão do presidente de impor tarifas de importação de 25% para o aço e 10% para o alumínio para proteger a indústria local. Pouco antes, Trump havia reafirmado o compromisso com as restrições e rebateu as críticas de que as medidas darão início a uma guerra comercial.

Ele voltou a afirma que guerras comerciais “não são tão ruins assim” e que os Estados Unidos sofrem há anos com acordos comerciais ruins, incluindo os feitos com a União Europeia, uma das principais críticas às restrições. O Brasil e o Canadá serão os mais afetados pelas medidas.  Cohn havia marcado uma reunião com líderes dos setores afetados pelas tarifas para esta semana, mas o encontro não ocorrerá mais, segundo fontes da Casa Branca.

A saída de Cohn, um representante do livre comércio e presidente do Conselho Econômico Nacional dos EUA, representa um grande desgaste para a política econômica de Trump e mostra a divisão dentro do próprio governo. Ao que parece, as forças mais voltadas para o protecionismo comercial estão ganhando terreno e podem ampliar as medidas restritivas, não só de importações, como de capitais. O sinal preocupa analistas, que acreditam que os mercados vão reagir mal à tendência de guerra comercial mais forte.

A notícia fez o dólar cair no mercado asiático, que inicia seus negócios daqui a pouco. O Índice Dow Jones Futuro, negociado na Ásia, também está em forte baixa, de 1%. Pouco depois da saída de Cohn, a Casa Branca informou que está estudando restringir investimentos chineses nos Estados Unidos e impôr tarifas a diversos produtos importados da China, segundo a Agência Bloomberg.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , ,

Última atualização por Gustavo Kahil - 06/03/2018 - 22:24

Cotações Crypto
Pela Web