Economia

Procon-RJ lança ferramenta que promete diminuir tempo de atendimento

05 jul 2021, 18:22 - atualizado em 05 jul 2021, 18:22
Telefone Celular
Esse é o segundo projeto-piloto que o Procon carioca participa (Imagem: Pixabay/bssmadeit)

Foi lançado hoje (5), no Rio de Janeiro, o ProConsumidor, sistema de atendimento integrado ao Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RJ). O serviço promete reduzir o tempo de resposta das empresas ao consumidor, que atualmente pelo site do serviço é de dez dias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A nova ferramenta reúne todas as empresas cadastradas no site utilizado para receber a reclamação eletronicamente. Após o cadastro da reclamação, a empresa tem 10 dias para responder. E o consumidor mais 20 dias para a réplica.

Segundo o órgão, o ProConsumidor é um projeto inovador em fase experimental. A iniciativa tem parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A previsão é que todo o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) migre para essa plataforma, que será cedida aos demais Procons do país.

“É fundamental que o órgão acompanhe a evolução tecnológica do mercado e que os dados gerenciais se mantenham transparentes para todo o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor”, disse, em nota, o secretário municipal de Cidadania, Renato Moura.

Esse é o segundo projeto-piloto que o Procon carioca participa. Em maio de 2014, os moradores do Rio foram os primeiros a terem acesso à plataforma consumidor.gov.br, serviço público que permite uma conversa direta entre consumidores e empresas para resolução de conflitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde a sua criação, há dez anos, a plataforma já registrou 1.289.792 reclamações de consumidores que tiveram algum tipo de problema com empresas.

O Sindec é um sistema que integra o atendimento de 644 Procons, em 958 postos de atendimento no país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar