Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Produção industrial cai no mês de dezembro, diz CNI

Alexa Meirelles
20/01/2022 - 11:32
Indústria
(Imagem: CNI)

A produção industrial registrou uma queda no último mês do ano, com um recuo de 7,1 pontos, segundo levantamento divulgado nesta quinta-feira (20) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O recuo, apesar de expressivo, já era esperado para o mês, que costuma ser marcado pela desaceleração da produção.

O principal problema que o setor enfrenta ainda é em relação às matérias-primas, seja pela falta ou pelo alto custo.

Este foi terceiro trimestre em que os empresários industriais destacaram o tema como o maior desafio a ser enfrentado. O problema lidera o ranking, mas também está gradualmente sendo menos citado.

Em seguida, vem a elevada carga tributária, com destaque para a alta da taxa de juros. Esse segundo problema foi escolhido por 14,2% dos empresários e é o maior valor percentual assinalado desde o terceiro trimestre de 2019.

O índice de evolução do número de empregados atingiu 48,6 pontos, uma queda em relação aos meses anteriores de 2021. Ainda assim, o resultado se manteve acima da média para o mês dezembro, que é de 46,7 pontos.

A utilização da capacidade instalada foi levemente reduzida, mas segue maior do que a média para os anos anteriores.

Expectativas

O índice de otimismo para o início de 2022 por parte dos empresários industriais apresentou leve alta, levando em conta a expectativa de demanda, exportação, compra de matérias-primas e número de empregados. Ainda assim, o otimismo é menor que em 2021.

Leia mais sobre: , , , ,

Última atualização por Alexa Meirelles - 20/01/2022 - 11:34

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto