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Produtora de café Lavazza vê recuperação total de vendas em 2021 e avalia M&A, diz CEO

01 abr 2021, 17:02 - atualizado em 01 abr 2021, 17:02
Antonio Baravalle
Baravalle também disse esperar que as vendas em restaurantes e bares e o consumo de café em escritórios se recuperem gradualmente (Imagem: REUTERS/Massimo Pinca)

A produtora italiana de cafés Lavazza espera que suas receitas se recuperem neste ano, mirando atingir ao menos o patamar de 2,2 bilhões de euros (2,58 bilhões de dólares) visto em 2019, e continua avaliando oportunidades de fusões e aquisições, disse o CEO da empresa nesta quinta-feira.

No ano passado, a companhia de propriedade familiar registrou vendas avaliadas em 2,085 bilhões de euros, com os negócios de varejo compensando apenas parte das perdas relacionadas à queda no consumo de café fora de casa.

O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) somou 253 milhões de euros em 2020, queda de 13% em relação a 2019.

O grupo também deseja retomar o nível de Ebitda alcançado em 2019, ou um patamar pouco abaixo deste, afirmou o presidente-executivo Antonio Baravalle em entrevista coletiva virtual.

Apesar do impacto negativo da pandemia de Covid-19 para o consumo de café em bares, restaurantes e escritórios, o grupo terminou 2020 com uma posição financeira líquida positiva de 102 milhões de euros.

“Se virmos oportunidades de fusões e aquisições, vamos tentar aproveitá-las, embora com grande atenção aos aspectos econômicos e financeiros”, disse Baravalle, acrescentando que no momento o grupo não possui planos concretos de aquisições

A pandemia não interrompeu os investimentos da empresa, disse o CEO, destacando que a produtora de cafés irá aplicar um total de 50 milhões de euros em 2020/21 para reduzir sua pegada de carbono e atingir a neutralidade em carbono até 2030.

O grupo sediado em Turim não planeja uma listagem em bolsa no momento, já que tem atingido os resultados financeiros de que precisa e seus acionistas não procuram uma estratégia para deixar a empresa, afirmou o CEO.

Baravalle também disse esperar que as vendas em restaurantes e bares e o consumo de café em escritórios se recuperem gradualmente, acrescentando que o grupo não planeja mudar sua estratégia de longo prazo, que visa a expansão em todos os três segmentos.

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